A Associação Paraense de Medicina de Família e Comunidade foi fundada em 11 de outubro de 2007 em um encontro realizado no auditório do CCNT da Universidade do Estado do Pará com a presença e apoio da Dra. Aline Piol membro da diretoria da SBMFC. No mesmo dia foi formada a diretoria e o conselho fiscal e aprovado o estatuto da regional do Pará. Foi filiada a SBMFC em outubro de 2008.

CAPÍTULO I – DA CONSTITUIÇÃO E FINALIDADE

 

ARTIGO 1º - A Associação Paraense de Medicina de Família e Comunidade, com sede e foro na cidade de Belém, Estado do Pará, localizada na Travessa Perebebuí, nº 2623, Bairro do Marco, CEP: 66.087-670, fundada em 11 de outubro de 2007, é uma Associação, sem finalidades econômicas, de duração ilimitada, que se regerá pelo presente Estatuto.

§ 1º - A Associação Paraense de Medicina de Família e Comunidade, doravante também denominada simplesmente como “Associação” no presente Estatuto, é uma Entidade de caráter científico, que se propõe a promover o desenvolvimento desta especialidade médica e o intercâmbio científico, técnico, cultural e social entre os profissionais da mesma e de áreas afins que exerçam a sua profissão no Estado do Pará.

§ 2º - Para a consecução do objetivo proposto no parágrafo 1º, a Associação utilizar-se-á dos meios que se mostrarem indicados, inclusive a cooperação com instituições congêneres, vinculação à Associação Médica Brasileira e, necessariamente, sua filiação à Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), em tudo respeitando os direitos e deveres do Estatuto dessa última, já que é o foro principal dessa especialidade médica no Brasil.

[leia mais]

 
Todos os direitos reservados à APAMFC - Associação Paraense de Medicina de Família e Comunidade