Traumas em acidentes de trânsito ligados a transtornos do comportamento disruptivo na infância em homens

Motoristas adolescentes do sexo masculino contribuem para um grande número de acidentes de trânsito graves apesar das baixas taxas de condução e excelente saúde física associadas à faixa etária. Os pesquisadores do Canadá examinaram o número de traumas por acidentes de trânsito envolvendo adolescentes do sexo masculino que poderiam ser explicados por transtornos prévios do comportamento disruptivo (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de conduta, distúrbio desafiador e de oposição). Eles conduziram um estudo populacional de caso-controle em jovens do sexo masculino consecutivos com idades entre 16 e 19 anos hospitalizados por trauma em acidente de trânsito (casos) ou apendicite (controles) em Ontário, Canadá durante 7 anos (1º de abril de 2002 a 31 de março de 2009). Usando bancos de dados universais de atendimento médico, eles identificaram diagnósticos psiquiátricos prévios para cada indivíduo durante a década anterior à internação. No geral, um total de 3.421 pacientes foram internados por trauma no trânsito (casos) e 3.812 por apendicite (controles).

Um histórico de transtornos do comportamento disruptivo apareceu com frequência significativamente maior entre os pacientes traumatizados do que entre os controles (767 de 3.421 versus 664 de 3.812), equivalente a um aumento de um terço no risco relativo de trauma no trânsito (razão de chance = 1,37, significativo). O risco permaneceu em evidência dentro de uma gama de situações e após ajuste dos elementos de confusão medidos (razão de chance 1,38). O risco explicou que cerca de um em 20 acidentes, era aparente anos antes do evento, estendeu-se àqueles que morreram, e persistiu entre aqueles envolvidos como pedestres.

Os pesquisadores concluíram que: "Os transtornos do comportamento disruptivo explicam um número significativo de traumas por acidentes de trânsito em adolescentes do sexo masculino. Deve-se considerar a realização de programas que atendam tais transtornos para prevenir lesões."

Parece ser um alerta aos órgãos de licenciamento de motoristas. De que forma os programas, como sugerido, tratariam disso? Mais provável que seja de interesse das seguradoras.

Para o resumo completo, clique aqui.

PLoS Med 7(11):e1000369 © 2010 Redelmeier et al
Road Trauma in Teenage Male Youth with Childhood Disruptive Behavior Disorders: A Population Based Analysis. Donald A. Redelmeier, William K. Chan e Hong Lu. Correspondências para Donald A. Redelmeier: Donald Redelmeier

Categoria: P. Psicológico. Palavras-chave: trauma no trânsito, adolescente, sexo masculino, jovens, infância, disruptive behavior disorders, estudo populacional de caso-controle, observatório de revistas.
Sinopse editada por
Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 7 de janeiro de 2011