Atividade física e ganho de peso no longo prazo na meia-idade

Estes pesquisadores dos EUA avaliaram a relação de longo prazo entre os níveis habituais de atividade e as alterações no índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura. Eles realizaram um estudo prospectivo longitudinal com 20 anos de acompanhamento chamado de estudo do Desenvolvimento de Risco para Artérias Coronárias em Adultos Jovens (CARDIA, na sigla em inglês) (n=3554). A atividade física foi definida como sendo mantida em níveis altos, moderados e baixos a partir de tercis das pontuações de atividade na linha de base.

Os pesquisadores descobriram que: "Ao longo de 20 anos, a manutenção de altos níveis de atividade foi associada a ganhos menores no IMC e na circunferência da cintura comparados a baixos níveis de atividade após ajuste por raça, IMC na linha de base, idade, educação, tabagismo, uso de álcool, e consumo energético. Os homens que mantiveram maior atividade ganharam 2,6 quilogramas a menos (+0,15 unidades no IMC por ano vs +0,20 no grupo de menor atividade), e as mulheres que mantiveram maior atividade ganharam 6,1 quilogramas a menos (+0,17 unidades do IMC por ano vs +0,30 no grupo de menor atividade). Os homens que mantiveram maior atividade ganharam 3,1 centímetros a menos na circunferência de cintura (+0,52 cm por ano vs 0,67 cm no grupo de menor atividade) e as mulheres que mantiveram maior atividade ganharam 3,8 centímetros a menos (+0,49 cm por ano vs 0,67 cm no grupo de menor atividade)."

Os pesquisadores concluíram que: "A manutenção de altos níveis de atividade por toda a fase adulta jovem pode diminuir o ganho de peso conforme os adultos jovens fazem a transição para a meia-idade, particularmente nas mulheres."

Este estudo reforça o papel da atividade física na manutenção de um peso saudável.

Para o resumo completo, clique aqui.

JAMA 304(23):2603-2610 , 15 de dezembro de 2010 © 2010 American Medical Association
Maintaining a High Physical Activity Level Over 20 Years and Weight Gain. Arlene L. Hankinson, Martha L. Daviglus, Claude Bouchard, et al.

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: atividade física, peso, IMC, circunferência da cintura, estudo de coorte prospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 7 de janeiro de 2011