Precisão do nomograma de bilirrubina para recém-nascidos com incompatibilidade ABO

Estes autores dos EUA buscaram determinar a utilidade do nomograma de bilirrubina específico por hora de Bhutani et al quando aplicado a recém-nascidos com resultados de exame positivos para Coombs numa revisão retrospectiva de prontuários. Eles identificaram a proporção de recém-nascidos com resultados positives para Coombs dentre as zonas de nomogramas que exigiam fototerapia e compararam a porcentagem de recém-nascidos com resultados positivos para Coombs em cada zona com a porcentagem daqueles com resultados negativos para Coombs em cada zona.

Eles descobriram que: "Foi avaliado um total de 240 recém-nascidos com resultados positivos para Coombs e 460 com resultados negativos para Coombs com idade gestacional de 35 semanas ou mais. A sensibilidade e especificidade dos dados para recém-nascidos com resultados positivos diretos para Coombs na zona 4 (alto risco; 74,2% e 97,1%) e daqueles para recém-nascidos nas zonas 3 (risco alto-intermediário) e 4 combinadas (96,7% e 83,7%) foi comparada favoravelmente com os dados do coorte de Bhutani et al, que teve resultados negativos diretos para Coombs (54,0% e 96,2% para a zona 4; 90,5% e 84,7% para as zonas 3 e 4 combinadas). A taxa de probabilidade para recém-nascidos com resultados positivos diretos para Coombs na zona 4, 25,8, foi de duas vezes a observada no coorte de Bhutani et al, 14,1. O nomograma apresentou bom desempenho na orientação do tempo de acompanhamento do nível de bilirrubina. Todos os recém-nascidos nas zonas 3 e 4 com resultados positives para Coombs foram acompanhados após receberem alta hospitalar. Nenhum deles precisou de exsanguíneotransfusão ou desenvolveu encefalopatia bilirrubínica."

Os autores concluíram que: "O nomograma de bilirrubina de Bhutani et al identificou de forma confiável os recém-nascidos com idade gestacional de mais de 35 semanas com resultados positivos diretos para Coombs e que estivessem em risco de hiperbilirrubinemia significativa e orientou o tempo de acompanhamento para esses recém-nascidos. Esta descoberta tem aplicabilidade clínica direta para os profissionais de saúde atuando em berçário hospitalar."

Uma ferramenta útil a ser conhecida por quem lida com recém-nascidos.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Pediatr Adolesc Med 164(12):1158-1164, Dezembro 2010 © 2010 para a American Medical Association
Hour-Specific Bilirubin Nomogram in Infants With ABO Incompatibility and Direct Coombs-Positive Results. David L. Schutzman, Romal Sekhon, Shilpa Hundalani. Correspondências para Dr. Schutzman: schutzmand@einstein.edu

Categoria: B. Sangue/Órgãos Formadores do Sangue/Mecanismos Imunes. Palavras-chave: recém-nascidos, bilirrubina, nomograma, incompatibilidade ABO, Coombs, presquisa de exames de diagnóstico, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 4 de janeiro de 2011