Administração de levotiroxina pela manhã vs à noite

 É comum administrar levotiroxina pela manhã com o estômago vazio. Estes pesquisadores holandeses conduziram um ensaio clínico transversal randomizado para verificar se a ingestão de levotiroxina ao deitar em vez de pela manhã melhora os níveis de hormônio da tireoide. Eles inscreveram 105 pacientes consecutivos com hipotireoidismo primário no Maasstad Hospital Rotterdam, Holanda. Os pacientes foram instruídos durante 6 meses a tomarem 1 cápsula pela manhã e 1 cápsula ao deitar (uma contendo levotiroxina e a outra, um placebo), invertendo as cápsulas após 3 meses.

Eles descobriram que: "Noventa pacientes completaram o estudo e estavam disponíveis para análise. Comparados à ingestão pela manhã, os efeitos diretos no tratamento quando a levotiroxina foi ingerida ao deitar foram uma redução no nível de tirotrofina de 1,25 mIU/L, um aumento no nível de tiroxina livre de 0,07 ng/dL, e um aumento no nível de tri-iodotironina total de 6,5 ng/dL (para converter o nível de tirotrofina para microgramas por litro, multiplique por 1,0; o nível de tiroxina livre para picomoles por litro, multiplique por 12,871; e do nível de tri-iodotironina total para nanomoles por litro, multiplique por 0,0154). Os resultados secundários, incluindo questionários sobre qualidade de vida (Formulário Curto de Inquérito de Saúde de 36 Itens, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, Inventário de Fadiga Multidimensional de 20 Itens, e um questionário de sintomas), não mostraram mudanças significativas entre a ingestão de levotiroxina pela manhã e ao deitar."

Os autores concluíram que: "A levotiroxina ingerida ao deitar melhorou significativamente os níveis de hormônio da tireoide. As variáveis de qualidade de vida e de nível de lipídeos no plasma não mostraram mudanças significativas entre a ingestão pela manhã e ao deitar. Os clínicos devem considerar a prescrição de ingestão de levotiroxina ao deitar."

Os resultados que importam aos pacientes foram equivalentes tanto na administração pela manhã como ao deitar.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 170(22):1996-2003, 13/27 de dezembro de 2010 © 2010 para a American Medical Association
Effects of Evening vs Morning Levothyroxine Intake-A Randomized Double-blind Crossover Trial. Nienke Bolk, Theo J. Visser, Judy Nijman, Ineke J. Jongste, Jan G. P. Tijssen, Arie Berghout. Correspondências para Dr. Bolk: nienkebolk@hotmail.com

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: levotiroxina, hipotireoidismo, ao deitar, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por
Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 4 de janeiro de 2011