Combinação de IECA e BRA pode aumentar o risco de câncer

O risco de câncer derivado de fármacos anti-hipertensivos já foi muito debatido, com uma análise recente mostrando um risco aumentado com bloqueadores de receptor de angiotensina (BRAs). Os pesquisadores dos EUA, Noruega, Israel, Dinamarca e Reino Unido avaliaram a associação entre fármacos anti-hipertensivos e risco de câncer numa análise abrangente de dados de ensaios clínicos randomizados. Eles realizaram meta-análises tradicionais de comparação direta, meta-análises de comparações múltiplas (rede), e análises de ensaio sequencial. Eles identificaram 70 estudos clínicos randomizados com 324.168 participantes.

Eles não registraram diferença no risco de câncer com BRAs, IECAs, BCCs, diuréticos ou outros controles versus placebo. Houve risco aumentado com a combinação de IECA mais BRAs; contudo, este risco não foi aparente no modelo de efeitos aleatórios (razão de chance 1,15). Não foram detectadas diferenças na mortalidade relacionada a câncer por BRAs, IECAs, alfa-bloqueadores, BCCs, diuréticos, outros controles e IECA mais BRAs (1,10). Nas meta-análises de comparação direta, foram registrados resultados semelhantes para todas as classes hipertensivas, exceto por um risco aumentado de câncer com a combinação de IECA e BRAs (OR 1,14, significativo) e com BCCs (1,06, significativo). Contudo, eles não notaram diferenças significativas na mortalidade relacionada a câncer.

"com base na análise de estudo sequencial, (os) resultados não sugerem evidência nem mesmo de um aumento de de 5—10% no risco relativo (RR) para câncer e mortes relacionadas a câncer com qualquer classe individual de fármacos anti-hipertensivos estudados. Contudo, para a combinação de IECA e BRA, a curva cumulative Z ultrapassou o limite do monitoramento de estudos sequenciais, sugerindo evidências concretas de um aumento de pelo menos 10% no RR para risco de câncer… o aumento no risco de câncer com a combinação de IECA e BRA não pode ser eliminado."

Isto é de interesse, já que o uso da combinação aumenta e se beneficiaria com alguma explicação biologicamente plausível.

Para o resumo completo, clique aqui.

The Lancet Oncologypublicado online em 30 de novembro de 2010 © 2010 Elsevier Limited
Antihypertensive drugs and risk of cancer: network meta-analyses and trial sequential analyses of 324,168 participants from randomised trials. Sripal Bangalore, Sunil Kumar, Sverre E Kjeldsen et al. Correspondências para Dr Sripal Bangalore: sripal.bangalore@nyumc.org

Categoria: A. Geral/Não-Especificado, K. Circulatório. Palavras-chave: anti-hipertensivo, fármacos, risco, câncer, análise de ensaios clínicos randomizados, observatório de revistas.
Sinopse editada por
Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 17 de dezembro de 2010