Dabigatran compatível com warfarina na fibrilação atrial e TIA ou derrame anterior

No estudo de Avaliação Randomizada de Terapia Anticoagulação de Longo Prazo (Randomised Evaluation of Long-Term Anticoagulation Therapy, RE-LY), o dabigatran reduziu a ocorrência de derrame e hemorragia, comparado com a warfarina, em pacientes que tiveram fibrilação atrial e corriam risco aumentado para derrame. Os pesquisadores da Alemanha, Canadá, EUA, Suécia, Índia e Itália buscaram avaliar os efeitos do dabigatran comparado com a warfarina no subgrupo de pacientes com derrame ou ataque isquêmico transitório (TIA) anterior, em que 1195 pacientes eram do grupo do dabigatran 110 mg, 1233 do grupo do dabigatran 150 mg, e 1195 do grupo da warfarina.

Derrame ou embolia sistêmica ocorreram em 2,78% pacientes por ano usando warfarina comparados a 2,32% por ano usando dabigatran 110 mg (risco relativo, RR: 0,84) e 2,07% por ano usando dabigatran 150 mg (RR 0,75). A taxa de hemorragia grave foi significativamente mais baixa em pacientes usando dabigatran 110 mg (RR 0,66) e semelhante naqueles usando dabigatran 150 mg (RR 1,01) comparados àqueles usando warfarina. Os efeitos de ambas as doses de dabigatran comparadas à warfarina não foram significativamente diferentes entre os pacientes com histórico de derrame ou ataque isquêmico transitório e aqueles sem histórico, para qualquer um dos desfechos do estudo RE-LY além de morte vascular (grupo de 110 mg comparado ao grupo da warfarina).

"Em pacientes com derrame ou ataque isquêmico transitório anterior, os efeitos do dabigatran 110 mg e do dabigatran 150 mg em derrame ou embolia sistêmica foram semelhantes àqueles da warfarina. A maioria dos efeitos de ambas as doses de dabigatran foram consistentes em pacientes com versus pacientes sem histórico de derrame ou ataque isquêmico transitório."

Este parece ser um fármaco promissor, mas ainda precisa ser observado em relação aos efeitos colaterais.

Para o resumo completo, clique aqui.

The Lancet Neurology 9(12):1157-1163 Dezembro de 2010 © 2010 Elsevier Limited
Dabigatran compared with warfarin in patients with atrial fibrillation and previous transient ischaemic attack or stroke: a subgroup analysis of the RE-LY trial. Hans-Christoph Diener, Stuart J Connolly, Michael D Ezekowitz et al para o grupo de estudo RE-LY. Correspondências para Hans-Christoph Diener: h.diener@uni-essen.de

Categoria: B. Sangue/Órgãos Formadores do Sangue/Mecanismos Imunes, K. Circulatório, N. Palavras-chave: dabigatran, warfarina, fibrilação atrial, TIA, derrame, estudo RE-LY, análise de subgrupo, observatório de revistas.
Sinopse editada por
Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 17 de dezembro de 2010