Bebidas com alto teor de frutose e risco de gota em mulheres

Bebidas doces podem aumentar os níveis de ácido úrico no soro. Estes pesquisadores dos EUA queriam saber se a ingestão de tais bebidas está ligada a um aumento no risco de gota em mulheres. Eles observaram a ingestão de frutose e bebidas ricas em frutose e o risco de incidência de gota entre mulheres usando o Estudo de Saúde de Enfermeiras, um estudo de coorte retrospectivo abrangendo 22 anos (n=78 906).

Os pesquisadores descobriram que: "Durante 22 anos de acompanhamento, documentamos 778 casos confirmados de incidência de gota. O aumento da ingestão de refrigerantes adoçados com frutose foi associado de forma independente com risco aumentado para gota. Comparado com o consumo de menos de uma 1 porção por mês de refrigerante adoçado com açúcar, o risco relativo de multivariáveis de gota para 1 porção por dia foi de 1,74 e para 2 ou mais porções por dia foi de 2,39. Os riscos relativos correspondentes para suco de laranja foram de 1,41 e 2,42. As diferenças no risco absoluto correspondentes a esses riscos relativos foram de 36 e 68 casos por 100 000 pessoas-ano para refrigerante adoçado com açúcar e 14 e 47 casos por 100 000 pessoas-ano para suco de laranja, respectivamente. Os refrigerantes dietéticos não foram associados a risco de gota. Comparado ao mais baixo quintil de ingestão de frutose, o risco relativo de multivariáveis de gota no quintil mais alto foi de 1,62 (diferença de risco de 28 casos por 100 000 pessoas-ano)."

Os pesquisadores concluíram que: "Dentre este coorte de mulheres, o consume de bebidas ricas em frutose está associado a um aumento no risco de incidência de gota, embora a contribuição dessas bebidas para o risco de gota na população seja provavelmente modesto considerando a baixa taxa de incidência entre mulheres."

Este estudo encontrou um aumento no risco de gota em mulheres com consume crescente de bebidas ricas em frutose, mas o aumento no risco absoluto foi pequeno.

Para o resumo completo, clique aqui.

JAMA304(20:2270-2278, 24 de novembro de 2010 © 2010 American Medical Association.
Fructose-Rich Beverages and Risk of Gout in Women. Hyon K. Choi, Walter Willett, Gary Curhan.

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: gota, mulheres, frutose, bebidas, Estudo de Saúde em Enfermeiras, coorte prospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 17 de dezembro de 2010