Luz intensa para tratamento de depressão em pessoas idosas

 O transtorno depressivo maior (TDM) em pessoas idosas é frequentemente acompanhado por distúrbios no ritmo circadiano associado às disfunções do núcleo supraquiasmático, o relógio biológico do cérebro. A estimulação do núcleo supraquiasmático usando tratamento com luz intensa (BLT) pode, portanto, melhorar o humor, o sono e os ritmos hormonais em pacientes idosos com TDM. Esses pesquisadores holandeses conduziram um estudo clínico randomizado duplo-cego, controlado por placebo entre idosos da comunidade para testar essa hipótese. Foram inscritos 89 pacientes ambulatoriais com 60 anos ou mais com avaliação de sintomas de TDM na linha basal (T0), após 3 semanas de tratamento (T1) e 3 semanas no fim do tratamento (T2). A intervenção consistiu em 1-hora pela manhã BLT (azul pastel, aproximadamente 7500 lux) vs placebo (luz vermelha fraca, aproximadamente 50 lux).

Eles observaram: “A análise de intenção de tratamento demonstrou os pontos da Escala Hamilton para a depressão a melhorar com o BLT mais que o placebo de T0 a T1 (7) e de T0 a T2 (21). No T1 relativo a T0, o tempo para despertar após o despertar final no grupo de BLT avançou em 7%, a eficiência do sono aumentou em 2%, e a declividade do aumento nos níveis de melatonina ao fim do dia aumentou em 81% comparado ao grupo de placebo. No T2 relativo ao T0, o tempo de despertar tinha avançado em 3% e o nível de cortisol livre na urina de 24 horas foi 37% menor comparado ao grupo de placebo. O nível de cortisol salivar no fim do dia havia diminuído em 34% no grupo de BLT comparado com um aumento de 7% no grupo de placebo."

Os autores concluíram: “Em pacientes com TDM, o grupo de BLT melhorou o humor, a eficiência no sono e aumentou a curva de nível ascendente de melatonina. Além disso, o grupo de BLT apresentou melhoria contínua no humor e uma atenuação da hiper-excreção de cortisol após a descontinuação do tratamento.”

Esta é uma terapia prática com pouco ou nenhum risco associado!

Para ler o resumo completo,clique aqui.

Arch Gen Psychiatry 68(1):61-70, janeiro de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Tratamento com Luz Intensa em pacientes idosos com Transtorno Depressivo Maior não sazonal – Um Estudo randomizado controlado com placebo. Ritsaert Lieverse, Eus J. W. Van Someren, Marjan M. A. Nielen, Bernard M. J. Uitdehaag, Jan H. Smit, Witte J. G. Hoogendijk. Correspondência para Dr. Lieverse: ritsaert.lieverse@gmail.com

Categoria: P. Psicológica, T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras chave: transtorno depressivo maior, TDM, idoso, luz intensa, sono, melatonina, cortisol, estudo controlado randomizado, journal watch.
Sinopse editada pela Dr. Linda French, Toledo, Ohio. Publicado no Global Family Doctor de 18 de janeiro de 2011