Ensino de anatomia por meio da dissecação de corpo inteiro

O objetivo deste estudo efetuado por pesquisadores australianos foi avaliar o curso “Anatomia por meio da dissecação de corpo inteiro" de 2010, um curso eletivo de 7 semanas oferecido ao fim do terceiro ano na Universidade de Sydney para estudantes de medicina do último ano. No curso de 2010, 29 estudantes divididos em oito grupos realizaram dissecações de corpo inteiro em oito cadáveres durante um período de 34 dias. Os estagiários de cirurgia atuaram como demonstradores e os cirurgiões e anatomistas como supervisores. Os estudantes foram avaliados por meio de testes práticos envolvendo a identificação de 20 estruturas etiquetadas em quatro espécimes umedecidos antes, durante, no fim e 1 mês depois do curso. Além disso, os estudantes foram solicitados a preencher anonimamente um questionário de opinião sobre o curso.

Foi demonstrado um aumento de conhecimento anatômico clínico topográfico entre os participantes que foi mantido a curto prazo. A pontuação media da avaliação do pré-curso foi de 8/20 e a pontuação média pós-curso foi de 19/20 (significante). Todos os estudantes classificaram o curso como “muito bom”, e foi recomendado unanimemente que o curso fosse disponibilizado para todos os estudantes como parte do currículo médico.

Os pesquisadores concluíram: “O conhecimento de anatomia dos estudantes melhorou significativamente entre as avaliações de pré-curso e pós-curso e todos os estudantes classificaram muito favoravelmente o curso. Isso corrobora nossa visão de que a dissecação de anatomia deve ser um componente integral da educação médica.”

Tal abordagem pode ajudar a superar o que é frequentemente descrito como a banalização da medicina, ao menos com relação à anatomia.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

MJA 193(11/12):668-671, 13 de dezembro de 2010 © The Medical Journal of Australia 2010
De volta ao futuro: ensinando anatomia por meio da dissecação de corpo inteiro. George Ramsey-Stewart, Annette W Burgess and David A Hill. Correspondência para George Ramsey-Stewart: gstewart@med.usyd.edu.au

Categoria: PT. Treinamento Profissional. Palavras chave: educação médica, ensino, anatomia, testes práticos, questionário, journal watch.
Sinopse editada pelo Dr. Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado no Global Family Doctor de 14 de janeiro de 2011