Epidemiologia de câncer colorretal

Este artigo reflete sobre 30 anos de condução do Estudo de Câncer Colorretal de Melbourne, uma abrangente investigação baseada na população com câncer colorretal (CRC). Este estudo teve um braço de incidência, um braço de controle de caso e um braço de sobrevida e contribuiu consideravelmente para o conhecimento sobre o risco de CRC, etiologia, prevenção e rastreamento.

O braço de incidência: confirmou altas taxas de CRC na Austrália e a visão predominante que as taxas aumentam na primeira geração de imigrantes de países com baixas taxas de CRC; e permitiu o primeiro relatório de altas taxas de câncer de cólon entre judeus australianos e o primeiro relatório de altas taxas de câncer retal em diversos locais. O braço de controle de caso suscitou: a contribuição no histórico da família, polipectomia colorretal anterior e eventos da vida estressantes anteriores ao risco de CRC; o risco de câncer retal em consumidores de cerveja habitual; a pontuação de risco de primeira dieta (enfatizando a importância de uma dieta realizada durante a vida adulta que seja rica em vegetais e frutos do mar, e baixa em gordura e carne vermelha); e o efeito altamente benéfico do uso regular de aspirina (estimulando pesquisas mundiais, com a possibilidade da aspirina se tornar um importante agente de prevenção).

O braço de sobrevida: encontrou uma taxa de sobrevida de 5 anos específica de CRC ajustada de 42% entre pacientes com CRC e 85% entre indivíduos de controle associados; estágio de câncer confirmado como o mais importante determinante único de sobrevivência; e concluiu que a taxa de sobrevida entre pessoas em estágio inicial de CRC foi apenas marginalmente menor que aquele associado a indivíduos de controle da comunidade, destacando a importância de um diagnóstico precoce.

Peixe, salada e vinho para o novo ano, mas nada confirmado em relação à aspirina.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

MJA 193(11/12):648-652, 13 de dezembro de 2010 © The Medical Journal of Australia 2010
Estudo de câncer colorretal de Melbourne: reflexões sobre uma experiência de 30 anos. Gabriel A Kune. Correspondência para Gabriel Kune: gkune@unimelb.edu.au

Categoria: D. Digestivo. Palavras chave: câncer colorretal, investigação baseada na população, journal watch.
Sinopse editada pelo Dr. Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado no Global Family Doctor de 14 de janeiro de 2011