Peles de carneiro podem ajudar a prevenir úlceras de pressão na região sacral

O objetivo deste estudo efetuado pelos autores holandeses e australianos era avaliar a eficiência das peles de carneiro australianos na prevenção de úlceras de pressão na região sacral (PUs) baseado em dados combinados a partir de estudos publicados atualmente. Os dados de dois estudos controlados randomizados (RCTs) entre pacientes de hospitais australianos e um RCT entre pacientes holandeses em casa de repouso foram pesquisados, abrangendo uma população total de 1281 pacientes de 45 enfermarias em 11 instituições.

De um modo geral, a incidência de PUs na região sacral foi de 12,2% no grupo de controle contra 5,4% no grupo de intervenção com a pele de carneiro australiano. A meta-análise convencional mostrou redução significativa na probabilidade de desenvolvimento de PU durante a utilização da pele de carneiro (taxa de probabilidade OR. 0.37). A análise multi-nivel forneceu uma OR de 0,35.

Os pesquisadores concluíram: “Essas análises de dados pesquisados confirmaram que a pele de carneiro australiano é eficiente na prevenção de PU na região sacral."

Este pode ser um tratamento de boa relação custo-benefício para esse problema crônico, dependendo do custo da pele de carneiro e a frequência que ela necessite ser trocada.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

MJA 193(11/12):638-641, 13 de dezembro de 2010 © The Medical Journal of Australia 2010
Uma análise multinível de três estudos controlados randomizados da pele de carneiro australiano na prevenção de úlcera na região sacral. Patriek J Mistiaen, Damien J Jolley, Sunita McGowan, Mark B Hickey, Peter Spreeuwenberg and Anneke L Francke. Correspondência para Patrick Mistiaen: p.mistiaen@nivel.nl

Categoria: S. Pele. Palavras chave: pele de carneiro, prevenção, úlceras de pressão na região sacral, análise multinível de estudos controlados randomizados, journal watch.
Sinopse editada pelo Dr. Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado no Global Family Doctor de 14 de janeiro de 2011