O Tamsulosin não é eficiente para o tratamento de cálculo do ureter distal

O objetivo do estudo realizado por pesquisadores franceses foi avaliar a eficácia e segurança do alfa-bloqueador tamsulosin hidrocloreto e pacientes com cólica ureteral devido a um cálculo do ureter distal. Este foi um estudo multicêntrico, controlado por placebo, randomizado, duplo cego. Pacientes com internação de emergência por cólica ureteral com um cálculo ureteral distal opaco de 2 a 7mm de diâmetro de raio foi incluído no estudo. Eles receberam tamsulosin (0,4 mg/d) ou o placebo correspondente até a expulsão do cálculo ou o 42º dia, o que ocorresse primeiro.

Eles observaram: “Um total de 129 pacientes com cólica renal aguda foram recrutadas da enfermaria de emergência entre 01 de fevereiro de 2002 e 8 de dezembro de 2006, em 6 hospitais franceses. Desses 129 pacientes randomizados (placebo, 63; tamsulosin, 66), 7 foram excluídos da análise: 5 para os maiores desvios do critério de inclusão, 1 para a expulsão do cálculo antes da administração do primeiro tratamento e 1 para a retirada consentida. Na inclusão, os diâmetros médios da pedra foram de 3,2 e 2,9 mm no placebo e grupos de tamsulosin, respectivamente. As distribuições de atraso de expulsão durante os 42 dias não apresentaram qualquer diferença. Os números de pacientes que expeliram espontaneamente a pedra dentro dos 42 dias foram 43 de 61 (70,5%) e 47 de 61 (77,0%) nos grupos de placebo e tamsulosin, respectivamente. Os atrasos correspondentes foram 10,1 e 9,6 (9,8) dias. Outros efeitos clínicos secundários e tolerância não foram diferentes entre os grupos”

Os autores concluíram: “Apesar de bem tolerado, uma administração diária de 0,4 mg de tamsulosin não acelerou a expulsão de cálculos ureteral distais em pacientes com cólica ureteral.”

Nem mesmo um sinal de eficácia. O tamsulosin não deve ser prescrito para esse propósito.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 170(22):2021-2027, 13/27 de dezembro de 2010 © 2010 para o American Medical Association
Tamsulosin Hidrocloreto vs Placebo para tratamento de cálculo ureteral distal- Um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego. Sébastien Vincendeau, Eric Bellissant, Alain Houlgatte, et al. Correspondência para Dr. Bellissant: Eric.Bellissant@univ-rennes1.fr

Categoria: U. Urinário Palavras Chaves: tamculosin, alfa-bloqueadores, cálculo reteral, urolitíase, estudo controlado randomizado, journal watch.
Sinopse editada pela Dr. Linda French, Toledo, Ohio. Publicado no Global Family Doctor de 11 de janeiro de 2011