Segurança comparativa de opioides em adultos mais velhos

A dor não maligna severa afeta uma grande proporção de adultos mais velhos. Esses autores americanos imaginaram uma análise de coorte de propensão correspondente que utilizasse dados de utilização de cuidados de saúde coletados em 1 de janeiro de 1996, até 31 de dezembro de 2005 para avaliar a segurança comparativa de opioides. Os participantes do estudo foram beneficiários de sistema de saúde de 2 Estados americanos que eram iniciantes na terapia com opioide para dor não maligna, incluindo fosfato de codeína, bitartarato de hidrocodona, cloridato de oxicodona, cloridrato de propoxifeno e cloridrato de tramadol; nenhum apresentou diagnóstico de câncer e nenhum estava fazendo tratamento psiquiátrico ou estavam em casa de repouso.

Eles observaram: “Nós equiparamos 6275 indivíduos em cada um dos 5 grupos de opioide. Os grupos foram bem equiparados nas características de linha basal. O risco de eventos cardiovascular foi similar entre os grupos de opioide 30 dias após o início da terapia com opioide, mas ele foi elevado para codeída (RR, 1,62) após 180 dias. Comparado com hidrocodona, após 30 dias de exposição ao opioide, o risco de fratura foi significativamente reduzido para usuários de tramadol (RR, 0,21) e propoxifeno (0,54). O risco de eventos de segurança gastrointestinal não diferiram entre os grupos de opioide. Todas as causas de mortalidade foram elevadas após 30 dias para usuários de oxicodona (RR, 2,43) e codeína (2,05) comparados com usuários de hidrocodona.”

Os autores concluíram: “As taxas de eventos de segurança entre adultos mais velhos usando opioides para dor não maligna variam significativamente por agente. A inferência causal necessita de projetos experimentais, mas esses resultados merecem cautela e de estudo posterior.”

O mais impressionante é o aumento em todas as causas de mortalidade associada à oxicodona e codeína.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 170(22):1979-1986, 13/27 de dezembro de 2010 © 2010 para o American Medical Association
Segurança comparativa de opioides para dor não maligna em adultos mais velhos. Daniel H. Solomon, Jeremy A. Rassen, Robert J. Glynn, et al. Correspondência para Dr. Solomon: dsolomon@partners.org

Categoria: A. Geral/Não especificado. Palavras chave: opioides, adultos mais velhos, hidrocodona, oxicodona, codeína, tramadol, propoxifeno, estudo de controle de caso, journal watch.
Sinopse editada pela Dr. Linda French, Toledo, Ohio.
Publicado no Global Family Doctor de 11 de janeiro de 2011