Associação entre colesterol HDL e risco de Alzheimer de inicio tardio.

Esses autores americanos examinaram a associação de níveis de lipídio com doença de Alzheimer (AD) usando modelos de riscos proporcionais DE Cox em um coort prospectivo incluindo 1130 indivíduos idosos livre de comprometimento cognitivo na linha basal.

Eles observaram: “Níveis mais altos de HDL-C (>55 mg/dL) foram associados com um risco diminuído de AD provável e possível e AD provável comparado com níveis de HDL-C menores (taxa de risco, 0,4 e taxa de risco, 0,4). Além disso, níveis mais altos do total e não-HDL-C foram associados com um risco diminuído de AD em análises ajustando a idade, sexo, educação, grupo étnico e genótipo APOE e4 “

Os autores concluíram: “Altos níveis de HDL-C em indivíduos mais velhos podem ser associados com um risco diminuído de AD.”

Pode ser necessário estudos de intervenção randomizados para demonstrar que o tratamento para aumentar o HDL pode diminuir o risco de Alzheimer.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Arch Neurol 67(12):1491-1497, Dezembro de 2010 © 2010 para o American Medical Association
Associação de Níveis Superiores de Colesterol de Lipoproteína de Alta-Densidade em Indivíduos mais velhos e risco reduzido do Mal de Alzheimer de início tardio. Christiane Reitz, Ming-Xin Tang, Nicole Schupf, Jennifer J. Manly, Richard Mayeux, José A. Luchsinger. Correspondência para Dr. Reitz: cr2101@columbia.edu

Categoria: N. Neirológico, T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras chave: Mal de Alzheimer, colesterol de lipoproteína de alta densidade, HDL-C, estudo de coort, journal watch.
Sinopse editada pela Dr. Linda French, Toledo, Ohio.
Publicado no Global Family Doctor de 11 de janeiro de 2011