Eficiência comparativa de regimes de 21 dias e 24 dias de contraceptivos orais

Esses autores alemães estimaram a eficiência na vida real das pílulas contraceptivas orais de progestágenos, extensão do intervalo sem pílula, e índice de massa corporal enquanto foca no efeito dos progestágenos com uma meia vida longa e nos regimes de pílulas contraceptivas orais de 24 dias. Eles utilizaram dados de resultados de 52.218 participantes americanas da Vigilância Ativa Internacional de Mulheres que Utilizam Contraceptivos Orais, um grande, prospectivo, controlado, não intervencional, estudo de coort de longo prazo com vigilância ativa dos participantes do estudo foram usados para analisar a falha contraceptiva em associação com a utilização de pílulas contraceptivas orais. Baixa perda no acompanhamento foi assegurada por um procedimento de acompanhamento abrangente.

Eles observaram: “As análises foram baseadas em 1.634 gravidezes indesejadas durante 73.269 mulheres/ano de exposição a pílulas contraceptivas. As estimativas de sobrevivência de falha contraceptiva para um regime de 24 dias de drospirenona e etinilestradiol e regimes de 21 dias de outro progestágenos foram 2,1% e 3,5% depois do primeiro ano de estudo e 4,5% e 6,7% após o terceiro ano. A taxa de risco ajustado foi de 0,7. Comparações diretas dos regimes de 24 dias e 21 dias da drospirenona e noretisterona, respectivamente, mostraram também menores taxas de falha contraceptiva para os regimes de 24 dias. As taxas de falha contraceptiva ajustadas por idade, paridade e nível educacional demonstraram um leve aumento com maior índice de massa corporal.

Os autores concluíram: “Os regimes contraceptivos orais de 24 dias contendo progestágeno com uma meia-vida longa mostrou maior eficiência contraceptiva sob condições médicas de rotina comparado com os regimes convencionais de 21 dias. A obesidade parece estar associada com uma leve redução da eficiência contraceptiva.”

Os regimes de 24 dias estão associados com o aumento da eficiência contraceptiva.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Obstet Gynecol 117(1):33-40, January 2011 © 2011 para o American College of Obstetricians and Gynecologists
Eficiência das Pílulas contraceptivas orais em um grande coort americano comparando progestágeno e regime.. Jürgen Dinger, Thai Do Minh, Nina Buttmann, Kristina Bardenheuer. Correspondência para Dr. Dinger: dinger@zeg-berlin.de

Categoria: W. Gravidez, parto, planejamento familiar. Palavras chave: contraceptivos orais,progestágenos, drosperinona, noretindrona, estudo de coort prespectivo, journal watch.
Sinopse editada pela Dra. Linda French, Toledo, Ohio. Publicado no Global Family Doctor de 11 de janeiro de 2011