ALT não é guia confiável para Hepatite B Crônica subjacente

A Hepatite B Crônica (CHB) tem uma prevalência estimada de 90.000 a 160.000 na Austrália. A cirrose e o carcinoma hepatocelular são complicações importantes da CHB e a avaliação apropriada de indivíduos HBsAg-positivos é vital para identificar candidatos ao tratamento. Este estudo feito por pesquisadores da Austrália consistiu na realização de uma análise do banco de dados de um hospital terciário, na qual 348 indivíduos HBsAg-positivos com variáveis demográfica, virológica, sorológica e bioquímica de linha de referência foram identificados e avaliados transversalmente. Um pequeno grupo de pacientes HBeAg-negativos com ALT normal na linha de referência foi identificado e acompanhado longitudinalmente.

175/348 (50%) dos pacientes estavam na fase crônica e HBeAg-negativa da doença, 22% no clearance imune e HBeAg-positivo e 6% nas fases imunes tolerantes. Os pacientes HBeAg-negativos eram mais velhos e tiveram maior probabilidade a serem homens do que os pacientes HBeAg-positivos. Foi examinada a correlação entre os níveis de DNA e ALT do HBV. Os níveis de ALT e DNA no HBV não mostraram correlação no CHB dos HBeAg-positivos e mostraram apenas uma fraca correlação em pacientes HBeAg-negativos. Além disso, 35% dos pacientes HBeAg-negativos com DNA do HBV detectável tinham ALT normal. Por outro lado, 38% dos pacientes HBeAg-negativos sem DNA de HBV detectável tiveram ALT elevado. Um ALT persistentemente normal por mais de 24 meses foi visto em 5 de 9 pacientes HBeAg-negativos com ALT inicial normal e DNA de HBV detectável.

Os pesquisadores concluíram que: “A avaliação apropriada do CHB de HBeAg-negativos deve incluir o DNA do HBN já que o ALT não é um guia confiável para a replicação viral subjacente."

Uma questão importante no diagnóstico.

Para o resumo completo, clique aqui.

Internal Medicine Journalpublicado online em 17 de Janeiro de 2011 © 2011 Royal Australasian College of [Physicians
Assessment of Chronic Hepatitis B – the importance of HBV DNA testing. Catherine M.N. Croagh, Sally J. Bell, Stephen Locarnini, Paul V Desmond. Correspondências para Catherine Croagh: Catherine.Croagh@svhm.org.au

Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: hepatite B, crônica. HBV, DNA, teste, análise de banco de dados, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Australia. Publicado no Global Family Doctor em 4 de fevereiro de 2011.