Diferentes padrões de resistência a bactérias em pacientes de casas de repouso e comunitários

Infecções adquiridas em casas de repouso podem diferir em bacteriologia e resistência antibiótica das infecções adquiridas na comunidade em geral. Entretanto, há dados atuais limitados sobre este assunto na Austrália. O objetivo deste estudo feito por pesquisadores de Melbourne, Austrália, é comparar padrões de resistência a antibióticos e bactérias isoladas, a partir de espécimes patológicas de pacientes em casas de repouso e comunitários, e comentar sobre a adequação de diretrizes antibióticas empíricas para infecções adquiridas em casas de repouso. Este foi um estudo de coorte retrospectivo de pacientes com 65 anos de idade que residiam em casas de repouso ou na comunidade geral. Foram excluídos os pacientes com internação hospitalar nos 28 dias anteriores ao estudo. Foram examinadas culturas positivas de espécimes, coletadas entre julho de 2003 e junho de 2008 no Departamento de Emergências e na Clínica Ambulatorial do Hospital de Austin (Melbourne).

A bacteriologia dos isolados na hemocultura não diferiu entre os dois grupos. Entretanto, as bacteriologias das culturas da saliva, urina e feridas diferiram significativamente entre os grupos. Também houve altas proporções de resistência antibiótica dentre algumas bactérias em pacientes de casas de repouso, especialmente resistência a meticilina contra isolados do Staphylococcus aureus em todos os tipos do espécime, e resistência a diversos antibióticos empíricos dentre os isolados de Enterobacteriaceae em culturas de urina.

Os pesquisadores concluíram que: “Diretrizes empíricas antibióticas parecem ser adequadas para o tratamento de septicemia e pneumonia adquiridas em casas de repouso. Entretanto, as diretrizes para infecções do trato urinário e infecções de feridas podem precisar ser refinadas."

Isto provavelmente reflete o que está acontecendo universalmente em “casas de repouso”. O conhecimento a respeito das condições locais é importante.

Para o resumo completo, clique aqui.

Internal Medical Journal publicado online em 17 de janeiro de 2011 © 2011 Royal Australasian College of Physicians
Comparison of the bacterial isolates and antibiotic resistance patterns of elderly nursing home and general community patients. Charles Xie, David McD. Taylor, Benjamin P Howden, Patrick GP Charles. Correspondências para A/Prof. David Taylor: David.Taylor@austin.org.au

Categoria: HSR. Pesquisa sobre Serviços de Saúde. Palavras-chave: infecções bacterianas, casas de repouso, resistência a fármacos, bactérias, infecções do trato urinário,– staphylococcus aureus resistente a meticilina, estudo de coorte retrospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado no Global Family Doctor em 4 de fevereiro de 2011