O exame de sangue pode prever declínio cognitivo?

O beta-amilóide já foi associado a demência. Estes pesquisadores dos EUA e da França examinaram se o plasma beta-amilóide está associado ao declínio cognitivo e o impacto da reserva cognitiva. Eles estudaram quase 1000 adultos de idade moradores da comunidade inscritos no Estudo de Saúde ABC, um estudo prospectivo observacional começou. Eles examinaram a linha de referência dos níveis de plasma beta-amilóide (42 e 42/40) e repetidamente mediram os resultados do Exame de estado Modificado Mini-Mental (3MS).

Os pesquisadores descobriram que: “Níveis baixos de beta-amilóide 42/40 estavam associados ao declínio cognitivo 3MS ao longo de 9 anos (tertil de beta-amilóide menor: significa mudança na pontuação do 3MS, -6.59 pontos, no tertil médio: -6.16 pontos, e o maior tertil: -3.60 pontos). Os resultados foram similares depois de ajuste multivariável para idade, raça, educação, diabetes, fumar e apolipoproteína E [APOE.

Os pesquisadores concluíram que: “O menor nível de plasma beta-amilóide 42/40 está associado a um maior declínio cognitivo entre pessoas mais velhas sem demência por 9 anos, e essa associação é maior entre aqueles com medidas menores de reserva cognitiva”.

Esse estudo sugere que os níveis de plasma de beta-amilóide 42/40 talvez ajudem a prever o declínio cognitivo, e também reforçou a importância da reserva cognitiva.

Para o abstrato completo, clique aqui .

JAMA 305(3):261-266, 19 de Janeiro de 2011 © 2011 Associação Médica Americana de Plasma de níveis de plasma â-Amilóide, Nível e Reserva Cognitiva com Declínio Cognitivo Subsequente. Graff-Radford, Suzanne Satterfield, Eleanor M. Simonsick, et al.. Correspondências para::

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: beta-amilóide 42/40, plasma beta-amilóide, demência, declínio cognitivo, reserva cognitiva, estudo de corte prospectivo, journal watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada no Global Family Doctor em 4 de Fevereiro de 2011.