O uso de escitalopram é eficaz no tratamento das ondas de calor da menopausa?

As ondas de calor da menopausa podem afetar de forma significativa a vida das pacientes, mas os tratamentos hormonais trazem consigo grandes riscos. Estes pesquisadores norte-americanos examinaram a eficácia e a tolerabilidade do escitalopram para as ondas de calor da menopausa através de um estudo randomizado duplo-cego em vários centros, controlado por placebo e com duração de 8 semanas, com a participação de 205 mulheres. A elas foram dados aleatoriamente 10 a 20 mg/dia de escitalopram ou um placebo equivalente e a frequência e gravidade das ondas de calor foram avaliadas por um estudo prospectivo diário.

Os pesquisadores descobriram que: “A frequência media diária das ondas de calor era de 9,78 na linha de referência. Em uma análise modificada com intenção-de-tratar, incluindo participantes aleatórias que forneceram dados diários a respeito de ondas de calor, a diferença média na redução da frequência das ondas de calor foi de 1,41 ondas de calor a menos por dia na semana 8 entre as mulheres que tomaram escitalopram, com redução média de 4,60 e 3,20 ondas de calor por dia nos grupos de escitalopram e placebo, respectivamente. 55% por cento das mulheres no grupo do escitalopram VS 36% daquelas no grupo do placebo relataram uma queda de pelo menos 50% na freqüência das ondas de calor no acompanhamento realizado na oitava semana. As reduções no nível de gravidade das ondas de calor foram significativamente maiores no grupo do escitalopram. A raça das participantes não modificou significativamente o efeito do tratamento. A descontinuação do uso devido a eventos adversos foi de 4% (7 no grupo ativo, 2 no grupo do placebo). Três semanas após o fim do tratamento, as mulheres no grupo do escitalopram relataram uma média de 1,59 ondas de calor a mais por dia que as mulheres no grupo do placebo."

Os pesquisadores concluíram que: “Dentre mulheres saudáveis, o uso de escitalopram (10-20 mg/dia) comparado com placebo resultou em menos e menores ondas de calor na oitava semana de acompanhamento."

Este estudo mostra que o escitalopram, e os SSRIs, oferecem algumas melhoras no tratamento dos sintomas vasomotores da menopausa.

Para o resumo completo, clique aqui.

JAMA305(3):267-274, 19 de janeiro de 2011 © 2011 American Medical Association. Efficacy of Escitalopram for Hot Flashes in Healthy Menopausal Women. Ellen W. Freeman, Katherine A. Guthrie, Bette Caan, et al.

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: menopausa, ondas de calor, gravidade, freqüência, escitalopram, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado no Global Family Doctor em 1 de fevereiro de 2011