Meta-análise das intervenções de atividade física na gravidez e ganho de peso

 O alto ganho de peso gestacional (GWG) foi associado a um número de resultados adversos perinatais e no longo prazo. Estes autores alemães conduziram uma análise sistemática e uma meta-análise de estudos controlados randomizados para descobrir se a atividade física durante a gravidez ajudaria a evitar o GWG. Eles incluíram estudos feitos com mulheres saudáveis com atividade física aumentada como a única intervenção. O GWG tinha que ser documentado separadamente para o grupo de controle e para o de intervenção.

Eles descobriram que: “De 1380 estudos identificados, 12 ensaios atingiram o critério de inclusão. Em sete ensaios, o GWG foi menor no grupo de exercícios quando comparado com o grupo de controle, enquanto cinco ensaios mostraram um GWG menor nos grupos de controle. A meta-análise resultou em uma diferença média de GWG de -0,61 kg, sugerindo menor GWG nos grupos de intervenção comparados aos grupos de controle. Não encontramos indicação para viés de publicação ou efeitos de dose.”

Os autores concluíram que: “Resumidamente, nossa análise sugere que a atividade física durante a gravidez pode ser eficaz para restringir o GWG."

O impacto das intervenções para aumentar a atividade física na gravidez com o objetivo de limitar o ganho de peso parece ser modesto.

Para o resumo completo, clique aqui.

BJOG 118(3):278-284, Fevereiro de 2011 © 2010 para o Royal College of Obstetricians and Gynaecologists
Physical activity and gestational weight gain: a meta-analysis of intervention trials. I Streuling, A Beyerlein, E Rosenfeld, H Hofmann, T Schulz, R von Kries.

Categoria: W. Gravidez, Planejamento Pamiliar. Palavras-chave: exercício, intervenção, gravidez, ganho de peso, meta-análise de ensaios controlados randomizados, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado no Global Family Doctor em 1 de fevereiro de 2011