Sistema de escore de Alvarado modificado para o diagnóstico de apendicite em crianças

Esta análise retrospectiva de registros médicos realizada por autores dos EUA foi feita para determinar o escore de Alvarado para cada paciente e correlacioná-lo com os achados patológicos e estudos de ressonância em hospitais de ensino comunitário. A intenção era avaliar a eficácia do sistema de escore para substituir parcialmente a tomografia computadorizada (CT) e a exposição dos pacientes à radiação. A análise incluiu 61 pacientes de 3 a 16 anos de idade, internados com suspeita de apendicite aguda.

Eles descobriram que: "O escore de Alvarado padrão para apendicite aguda teve uma sensibilidade de 92% e uma especificidade de 82% com uma exatidão de 92%. No sistema de escore de Alvarado modificado, os achados das tomografias computadorizadas foram substituídos por escores de Alvarado nas faixas de 5 ou 6, 5 a 7, 5 a 8 e 5 a 9. A modificação resultou na maior exatidão (98%) no diagnostico de apendicite em pacientes com pontuação na faixa de 5 a 7. Esta modificação teoricamente teria diminuído o uso de tomografias computadorizadas em cerca de 27% neste grupo de pacientes estudados retrospectivamente. Além disso, em pacientes com escore de Alvarado de 1 a 4, outro diagnostico deve ser considerado; em pacientes com escore de 5 a 7, deve ser feita a tomografia computadorizada; e em pacientes com escore de 8 a 10, a apendicectomia deve ser realizada imediatamente sem maiores estudos."

Os autores concluíram que: "O escore de Alvarado modificado é útil como auxiliar no diagnóstico da apendicite aguda na população pediátrica. Este sistema de pontuação elimina o uso desnecessário das tomografias computadorizadas e diminui a exposição dos pacientes pediátricos a radiação que pode levar a câncer."

O uso de um sistema de pontuação de alto desempenho, tal como este, pode também reduzir atrasos e custos, fazendo-se necessário um relatório mais detalhado sobre estes aspectos.

Para o resumo completo,clique aqui.

Arch Surg 146(1):64-67, Janeiro de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Modified Alvarado scoring system for diagnosis of appendicitis in children. Amy Rezak, Hussain M. A. Abbas, Michael S. Ajemian, Stanley J. Dudrick, Edward M. Kwasnik. Correspondências para o Dr. Ajemian: majemian@stmh.org

Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: apendicite aguda, crianças, escore de Alvarado, tomografia computadorizada, estudo de exame de diagnóstico, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado no Global Family Doctor em 1 de fevereiro de 2011