Clavulanato de amoxicilina para otite média aguda em crianças pequenas

 A eficácia do tratamento antimicrobial em crianças com otite média aguda é controversa. Neste estudo randomizado duplo-cego feito por pesquisadores finlandeses, crianças de 6 a 35 meses de idade com otite média aguda, diagnosticadas com o uso de critérios estritos, receberam clavulanato de amoxicilina (161 crianças) ou placebo (158 crianças) por 7 dias. O desfecho primário foi o tempo até o fracasso do tratamento a partir da primeira dose até a consulta no fim do tratamento no dia 8. A definição de fracasso de tratamento foi baseada na condição geral da criança (incluindo eventos adversos) e sinais otoscópicos de otite média aguda.

Eles descobriram que: “O fracasso do tratamento ocorreu em 18,6% das crianças que receberam clavulanato de amoxicilina, se comparado com 44,9% das crianças que receberam o placebo. A diferença entre os grupos já era aparente na primeira visita agendada (dia 3), na qual 13,7% das crianças que receberam cluvalanato de amoxicilina, comparadas a 25,3% das que receberam placebo, tiveram fracasso de tratamento. De forma geral, o clavulanato de amoxicilina reduziu a progressão ao fracasso do tratamento em 62% (taxa de risco, 0,38) e a necessidade de tratamento de resgate em 81% (6,8% vs. 33,5%). Agentes analgésicos ou antipiréticos foram dados a 84,2% e 85,9% das crianças nos grupos de clavulanato de amoxicilina e de placebo, respectivamente. Os eventos adversos foram significativamente mais comuns no grupo de clavulanato de amoxicilina do que no grupo de placebo. Um total de 47,8% das crianças no grupo de clavulanato de amoxicilina teve diarreia, se comparado com 26,6% no grupo de placebo; 8,7% e 3,2% das crianças nos respectivos grupos tiveram eczema."

Os autores concluíram que: “Crianças com otite média aguda se beneficiam do tratamento antimicrobial comparado a placebo, embora tenham mais efeitos colaterais. Estudos futuros devem identificar pacientes que possam obter o maior benefício, para minimizar o tratamento antimicrobial desnecessário e o desenvolvimento de resistência bacteriana”.

A chave para os resultados deste estudo foi o uso de critérios estritos para o diagnóstico de otite média aguda.

Para o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med 364:116-126, 13 de janeiro de 2011 © 2011 para a Massachusetts Medical Society
A Placebo-Controlled Trial of Antimicrobial Treatment for Acute Otitis Media. Paula A. Tähtinen, Miia K. Laine, Pentti Huovinen, Jari Jalava, Olli Ruuskanen, e Aino Ruohola. Correspondências para o Dr. Ruohola: aino.ruohola@utu.fi

Categoria: H. Ouvido. Palavras-chave: otite media aguda, crianças, clavulanato de amoxicilina, diarreia, eczema, ensaio controlado randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado no Global Family Doctor em 1 de fevereiro de 2011