Fator de risco psicossocial para resultado insatisfatório em dor lombar

A dor lombar é uma condição comum no atendimento primário, e, especialmente na dor crônica, pode ter um componente psicossocial significativo. Estes pesquisadores franceses realizaram uma revisão sistemática de estudos prospectivos que tratavam dos fatores de risco psicossociais para resultados insatisfatórios em pacientes com dor lombar usando os bancos de dados PuBmed, PsychInfo e Cochrane Library. Os estudos foram revisados metodologicamente por duas revisões independentes para determinar se correspondiam aos critérios de inclusão.

Os pesquisadores descobriram que: "Vinte e três estudos atendiam aos critérios de inclusão, cobrindo 18 coortes diferentes. Dezesseis fatores psicossociais foram analisados em três domínios: social e sócio-ocupacional, psicológico e cognitivo e comportamental. Depressão, sofrimento psicológico, estratégias passivas de enfrentamento e crenças para evasão do medo foram por vezes considerados independentemente ligados a resultados insatisfatórios, enquanto a maioria dos fatores sociais e sócio-ocupacionais não o foram. A capacidade preditiva da auto-percepção de saúde geral dos pacientes n a linha de base foi de difícil interpretação devido a fatores de confusão biomédicos. O risco inicial de persistência da dor lombar percebido pelo paciente ou pelo profissional de saúde foi o fator mais consistentemente ligado aos resultados de fato."

Os pesquisadores concluíram que: "Poucos fatores de risco psicossociais independentes tiveram sua existência demonstrada. Ensaios clínicos randomizados voltados a modificar estes fatores mostraram baixo impacto no prognóstico do paciente. Pesquisas qualitativas podem ser valiosas para explorar o campo da dor lombar e definir novas estratégias de tratamento."

Esta revisão sistemática descobre pouca evidência de fatores de risco psicossociais independentes para resultados insatisfatórios em dor lombar

Para o artigo completo, clique aqui.

Family Practice 28(1):12-21, Fevereiro de 2011 © os Autores 2010
Psychosocial risk factors for chronic low back pain in primary care—a systematic review. Aline Ramond, Céline Bouton, Isabelle Richard, et al. Correspondências para Aline Ramond: aline.ramond@gmail.com

Categoria: M. Músculo-esquelético. Palavras-chave: dor lombar, psicossocial, depressão, evasão, prognóstico, revisão sistemática, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 5 de março de 2011