Noctúria e apneia obstrutiva do sono em homens idosos

Noctúria é um sintoma frequentemente atribuído a aumento prostático benigno (BPE) em homens. Estes pesquisadores israelenses pesquisaram se a noctúria em pacientes com BPE poderia na verdade estar relacionada a apneia obstrutiva do sono usando um estudo transversal de clínicas de atendimento primário. Eles compararam homens com BPE e um ou mais episódios de noctúria com 55 a 75 anos de idade a um grupo de idade semelhante com BPE e sem qualquer caso ou com um caso de noctúria por noite. Eles buscaram pelos sintomas de apneia do sono obstrutiva (SOSA) usando o questionário de Berlim.

Os pesquisadores descobriram que: "Os pacientes com BPE tiveram chances significativamente maiores de apresentar ganho de peso (21% vs 10%), ronco alto (22,6% vs 4%), sonolência diurna (35,3% vs 12,0%), e hipertensão (61,8% vs 41,0%). Cinquenta e nove pacientes (57,8%) no grupo de pesquisa foram considerados em alto risco para OSA comparados a 31 pacientes (31,0%) do grupo de comparação. A razão de chance (OR) para SOSA aumentou gradualmente de 1,00 em pacientes relatando ausência de noctúria para 2,44, 5,75, e 12,3 em pacientes relatando 1, 2 a 3, e mais do que 3 episódios de noctúria por noite, respectivamente."

Os pesquisadores concluíram que: "As chances de SOSA aumentaram log-linearmente em relação ao número de episódios de noctúria. Deixamos implícito que episódios de noctúria em pacientes com BPE podem sugerir a presença de OSA. Médicos acompanhando pacientes com BPE que relatem despertar do sono com frequência para urinar devem suspeitar de OSA como possível comorbidade."

A noctúria pode estar associada a apneia do sono obstrutiva em vez de puramente uma patologia urinária.

Para o artigo completo, clique aqui.

The Journal of the American Board of Family Medicine 24(2):146-151, Março de 2011 © 2011 American Board of Family Medicine
Nocturic Episodes in Patients with Benign Prostatic Enlargement May Suggest the Presence of Obstructive Sleep Apnea. Howard Tandeter, Sammy Gendler, Jacob Dreiher, e Ariel Tarasiuk. Correspondências para Howard Tandeter: howard@bgu.ac.il

Categoria: R. Respiratório, U. Sistema Urinário. Palavras-chave: próstata, BPH, noctúria, OSA, apneia, estudo transversal, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 8 de abril de 2011