Qual é o risco cardiovascular da rosiglitazona nos diabéticos?

Houve uma controvérsia significativa em relação ao risco cardiovascular da rosiglitazona, um medicamento para diabéticos. Estes pesquisadores do Reino Unido e dos EUA compararam as tiazolidinedionas rosiglitazona e pioglitazona quanto a seus efeitos em infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva, e mortalidade em pacientes diabéticos. Eles realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de estudos observacionais usando os bancos de dados Medline e Embase.

Os pesquisadores descobriram que: "Os desfechos cardiovasculares de 16 estudos observacionais (4 estudos de caso-controle e 12 estudos de coorte retrospectivos), incluindo 810.000 usuários de tiazolidinediona, foram avaliados após uma revisão detalhada de 189 citações. Comparado à pioglitazona, o uso de rosiglitazona foi associado a um aumento estatisticamente significativo nas chances de infarto do miocárdio (n=15 estudos, razão de chance 1,16), insuficiência cardíaca congestiva (n=8, 1,22), e morte (n=8, 1,14). Os números necessários para tratar (NNH), dependendo da população em risco, sugerem 170 infartos do miocárdio em excesso, 649 casos de insuficiência cardíaca em excesso, e 431 mortes em excesso para cada 100.000 pacientes recebendo rosiglitazona em vez de pioglitazona."

Os pesquisadores concluíram que: "Dentre os pacientes com diabetes tipo 2, o uso de rosiglitazona está associado a chances significativamente maiores de insuficiência cardíaca congestiva, infarto do miocárdio, e morte em relação à pioglitazone em situações do mundo real."

Esta revisão sistemática encontra mais evidências de risco cardiovascular em pacientes diabéticos com o uso de rosiglitazona.

Para o artigo completo, clique aqui.

BMJ 342:d1309, 17 de março de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Comparative cardiovascular effects of thiazolidinediones: systematic review and meta-analysis of observational studies. Yoon Kong Loke, Chun Shing Kwok, Sonal Singh. Correspondências para Y K Loke: y.loke@uea.ac.uk

Categoria: K. Circulatório, T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: rosiglitazona, pioglitazona, tiazolidinediona, cardiovascular, insuficiência cardíaca congestiva, revisão sistemática e meta-análise, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 8 de abril de 2011