Tendências em colesterol total no soro desde 1980

Dados para tendências em colesterol no soro são necessários para entender os efeitos de seus determinantes dietários, de estilo de vida, e farmacológicos; definir prioridades de intervenção; e avaliar programas nacionais. Análises anteriores de tendências em colesterol no soro era limitadas a alguns países, sem uma análise global consistente e comparável. Os pesquisadores dos EUA, da Suíça e do Reino Unido estimaram tendências mundiais e suas incertezas no colesterol total no soro médio para adultos com 25 anos ou mais em 199 países e territórios. Eles obtiveram dados de pesquisas de exame de saúde publicadas e não publicadas e estudos epidemiológicos (321 países-ano e 3,0 milhões de participantes).

Em 2008, o colesterol total médio padronizado por idade no mundo todo foi de 4,64 mmol/L para homens e 4,76 mmol/L para mulheres. Globalmente, o colesterol total médio mudou pouco entre 1980 e 2008, caindo menos de 0,1 mmol/L por década para homens e mulheres. O colesterol total caiu na região de renda alta consistindo em Australásia, América do Norte, e Europa ocidental, e na Europa central e oriental; as quedas regionais foram de cerca de 0,2 mmol/L por década para ambos os sexos, com probabilidades posteriores de serem quedas reais de 0,99 ou mais. O colesterol total médio aumentou no Extremo Oriente, no sudeste da Ásia e no Pacífico em 0,08 mmol/L por década em homens e 0,09 mmol/L por década para mulheres. Apesar de tendências convergentes, o colesterol total no soro em 2008 foi mais alto nas regiões de alta renda consistindo em Australásia, América do Norte, e Europa ocidental; a média regional foi de 5,24 mmol/L para homens e 5,23 mmol/L para mulheres. Ele foi mais baixo na África Sub-Saariana em 4,08 mmol/L para homens e 4,27 mmol/L para mulheres.

Os pesquisadores concluíram que: "Devem ser usadas políticas nutricionais e intervenções farmacológicas para acelerar melhoras no colesterol total em regiões com declínio e para reduzir ou evitar o aumento nas populações asiáticas e em outras regiões. A vigilância populacional do colesterol deve ser melhorada em países de baixa e média renda."

É importante considerar este artigo assim como os outros dois publicados hoje pelo Lancet. Tudo está relacionado à consideração de valores normais. As implicações clínicas serão mais importantes.

Para o artigo completo, clique aqui.

The Lancet 377(9765):578-586, 12 de fevereiro de 2011 © 2011 Elsevier Limited
National, regional, and global trends in serum total cholesterol since 1980: systematic analysis of health examination surveys and epidemiological studies with 321 country-years and 3.0 million participants. Farshad Farzadfar, Mariel M Finucane, Goodarz Danaei et al em nome do Global Burden of Metabolic Risk Factors of Chronic Diseases Collaborating Group (Cholesterol). Correspondências para Majid Ezzati: majid.ezzati@imperial.ac.uk

Categoria: GH. Saúde Global. Palavras-chave: tendências, pressão sanguínea, pesquisas, estudos epidemiológicos, análise sistemática, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicada em Global Family Doctor 8 de março de 2011