Omalizumabe (anti-IgE) para asma em crianças moradoras de periferia

Estes pesquisadores dos EUA inscreveram crianças, adolescentes, e jovens adultos de periferia com asma persistente num estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo e de grupos paralelos em vários centros para avaliar a eficácia do omalizumabe (anti-IgE), comparado com placebo, quando acrescentado a terapia baseada em diretrizes. O estudo foi conduzido por 60 semanas, e o desfecho primário foram os sintomas de asma.

Eles descobriram que: "Dentre os 419 participantes submetidos a randomização (em cujo ponto 73% tinham a doença em grau moderado a grave), o omalizumabe comparado ao placebo reduziu significativamente o número de dias com sintomas de asma, de 1,96 para 1,48 dias por intervalo de 2 semanas, uma redução de 24,5%. De maneira semelhante, o omalizumabe reduziu significativamente a proporção de participantes a terem uma ou mais exacerbações de 48,8 para 30,3%. Houve melhoras com o omalizumabe mesmo com a redução de uso de glicocorticóides inalatórios e beta-agonistas de longa atuação."

Os autores concluíram que: "Quando acrescentado a um regime terapêutico baseado em diretrizes para crianças, adolescentes, e jovens adultos de periferia, o omalizumabe melhorou ainda mais o controle da asma, quase eliminou picos sazonais em exacerbações, e reduziu a necessidade de outros medicamentos para controle da asma."

Uma terapia nova e promissora.

Para o artigo completo, clique aqui.

N Engl J Med 364:1005-1015, 17 de março de 2011 © 2011 para a Massachusetts Medical Society
Randomized Trial of Omalizumab (Anti-IgE) for Asthma in Inner-City Children. William W. Busse, Wayne J. Morgan, Peter J. Gergen, et al. Correspondências para Dr. Busse: wwb@medicine.wisc.edu

Categoria: R. Respiratório, B. Sangue/Mecanismos Imunes. Palavras-chave: omalizumabe, asma, crianças, jovens adultos, urbano, anti-IgE, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 5 de abril de 2011