Os requerimentos para balancear a vitamina D com a sensível exposição ao sol

O objetivo deste estudo feito por pesquisadores da Austrália foi examinar a viabilidade em balancear a exposição ao sol e cumprir os requisitos das diretrizes de proteção do sol com vitamina D. Eles utilizaram a dose-padrão de eritema e os dados do Índice de Raios Ultravioleta (UVI) em 1º de junho de 1996 a 30 de dezembro de 2005 para sete cidades australianas , a fim de estimarem a duração da exposição ao sol necessária para indivíduos de pele clara a fim de sintetizar 1000 IU (25 microg) de vitamina D, com exposição do corpo em 11% e 17%, para cada estação e hora do dia. Os períodos foram classificados conforme o UVI fosse menor, maior ou igual a 3 (em que as medidas de proteção ao sol são recomendadas), e conforme a duração de exposição necessária fosse menor ou igual a 30 min, 31-60 min, ou superior a 60 min.

 A duração de exposição à luz solar necessária para sintetizar 1000 IU de vitamina D variou pelo período do dia, estação e cidade. Embora os períodos de pico de UVI sejam tipicamente promovidos como sendo entre 10:00 e 15:00, o UVI foi frequentemente maior ou igual a 3 antes das 10:00 e após as 15:00. Quando o UVI foi menos que 3, houve menos oportunidades de sintetizar 1000 IU de vitamina D em 30 minutos, com a exposição corporal de 11% ou 17%.

Os pesquisadores concluíram que: "Há uma linha tênue entre balancear os efeitos benéficos da exposição à luz solar e evitar seus efeitos prejudiciais. Fatores fisiológicos e geográficos podem reduzir a síntese de vitamina D, e pode ser necessária uma suplementação para alcançar o nível adequado de vitamina D para os indivíduos com risco de deficiência. "

 
Qual o nível apropriado de vitamina D em humanos, considerando as diferentes colorações de pele?

Para o resumo completo, clique aqui.

MJA 194(7):345-348, 4 de abril de 2011 © The Medical Journal of Australia 2011
Burning daylight: balancing vitamin D requirements with sensible sun exposure. Kellie L Stalgis-Bilinski, John Boyages, Elizabeth L Salisbury, Colin R Dunstan, Stuart I Henderson and Peter L Talbot. Correspondências para Kellie Stalgis-Bilinski: Kellie.Bilinski@bci.org.au

Categoria: S. Pele, T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: vitamina D, exposição ao sol, índice de raios ultravioleta, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 12 de abril de 2011