Baixo nível de vitamina D associado ao pouco controle glicêmico no diabetes gestacional

O objetivo deste estudo secional cruzado retrospectivo, em uma clínica de DMG em um centro terciário feito por pesquisadores da Austrália foi testar a hipótese de que níveis de 25-hidroxivitamina D (25 OHD) no final da gravidez são associados ao pouco controle de glicose no diabetes mellitus gestacional (DMG). 147 mulheres com duração média de 35 mais ou menos 2 semanas de gestação foram inclusas, das quais 41% tinham níveis de insuficientes ou deficientes de 25 OHD (menor ou igual a 50 nmol/L).

 A etnia, o estado ocupacional e a estação influenciaram significativamente os níveis de 25 OHD, mas o BMI não. Níveis de 25 OHD foram inversamente associados ao jejum e níveis de glicose no sangue por 2 horas durante OGTT e com registro de HbA1c. O BMI e as doses de insulina também foram associados aos níveis de HbA1c. Análises multivariáveis identificaram níveis de glicose no sangue e 25 OHD durante OGTT como prognosticadores independentes dos níveis de HbA1c.

Os pesquisadores concluíram que: "Níveis de 24 OHD mais baixos são independentemente associados a um controle glicêmico menor. Experimentos randomizados futuros são necessários para determinar se a vitamina D desempenha algum papel no controle glicêmico no DMG. Independentemente, a insuficiência de vitamina D na gestante tem efeitos adversos, incluindo a hipocalcemia neonatal e raquitismo. A prevalência de 41% de níveis de 25 OHD inadequados em mulheres no nosso estudo é inaceitavelmente alto. Propomos um teste de 25 OHD de rotina para todas as mulheres grávidas em triagem para DMG ou anterior, e o tratamento de mulheres encontradas com deficiência. "

 
Se isto prova estar associada a resultados adversos, é um dado impressionante.

Para o resumo completo, clique aqui.

MJA 194(7):334-337, 4 de abril de 2011 © The Medical Journal of Australia 2011
Serum 25-hydroxyvitamin D and glycated haemoglobin levels in women with gestational diabetes mellitus. Sue Lynn Lau, Jenny E Gunton, Neil P Athayde, Karen Byth and N Wah Cheung. Correspondências para Jenny Gunton: j.gunton@garvan.org.au

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional, W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: vitamina D, hemoglobina glicada, mulheres, diabetes mellitus gestacional, estudo secional cruzado retrospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 12 de abril de 2011