Alta dose de atorvastatina associada aos primeiros sintomas de DM tipo 2

Terapia com estatina pode aumentar modestamente o risco do surgimento de novos sintomas de diabetes mellitus tipo 2 (DMT2). Os pesquisadores dos EUA, da Holanda e da Austrália procuraram examinar a incidência e os prognosticadores clínicos do surgimento de novos sintomas de DMT2 em 3 grandes experimentos randomizados com atorvastatina. Eles usaram uma definição padrão de diabetes e excluíram pacientes com diabetes prevalente em uma linha de base. Eles identificaram os prognosticadores de linha de base do surgimento de novos sintomas de DMT2 e compararam as taxas de eventos em pacientes com ou sem os novos sintomas de DMT2.

No experimento TNT (Tratamento para Novos Alvos), 9,24% dos pacientes randomizados a 80mg de atorvastatina e 8,11% dos pacientes randomizados a 10mg desenvolveram novos sintomas de DMT2 (insignificante). No experimento IDEAL (Diminuição Incremental em Pontos de Extremidade Através da Redução de Lipídios Agressivos), 6,40% dos pacientes randomizados a 80 mg de atorvastatina por dia e 5,59% dos pacientes randomizados a 20 mg de sinvastatina por dia desenvolveram novos sintomas de DMT2 (insignificante). No experimento SPARCL (Prevenção de Derrame mediante Redução Agressiva dos Níveis de Colesterol), novos sintomas de DMT2 se desenvolveram em 8,71% dos pacientes randomizados a 80 mg de atorvastatina por dia e em 6,06% dos pacientes no grupo placebo (significante). Em cada um dos 3 experimentos, a glicose no sangue em jejum na linha de base, o índice de massa corporal, hipertensão e triglicerídeos em jejum foram prognosticadores independentes dos novos sintomas de DMT2 . Através dos 3 experimentos, a maioria dos eventos cardiovasculares ocorreu em 11,3% dos pacientes com os novos sintomas de DMT2 e 10,8% dos pacientes sem estes (insignificante).

Os pesquisadores concluíram que: "O tratamento com alta dose de atorvastatina comparado ao placebo no experimento SPARCL é associado à ligeira diminuição do risco de novos sintomas de DMT2. O nível de glicose em jejum na linha de base e as características da síndrome metabólica são prognosticadores dos novos sintomas de DMT2 através dos 3 experimentos. "

 
A associação não prova a causalidade.

Para o resumo completo, clique aqui.

J Am Coll Cardiol 57:1535-1545, 5 de abril de 2011 © 2011 pela American College of Cardiology Foundation
Predictors of New-Onset Diabetes in Patients Treated With Atorvastatin: Results From 3 Large Randomized Clinical Trials. David D. Water, Jennifer E. Ho, David A. DeMicco et al. Correspondências para David Water: dwaters@medsfgh.ucsf.edu

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: diabetes, baixa densidade de lipoproteína (BDL) colesterol, estatina, experimentos clínicos randomizados, observatório de revistas
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 12 de abril de 2011