Pobre validade preditiva do teste de admissão para a prática acadêmica dos alunos de medicina

O objetivo deste estudo feito por pesquisadores da Austrália foi determinar a validade preditiva do Teste de Admissão na Graduação em Ciências da Saúde e Medicina (UMAT) para a prática acadêmica em universidades. Eles estudaram todos os 339 alunos que entraram na faculdade de medicina, na Universidade de Queensland, diretamente do ensino médio, entre 2005 e 2009.

A pontuação média no UMAT na entrada foi de 60/100 e a média do coeficiente de rendimento (CR) durante os estudos universitários foi de 6,1. Esta relação existiu somente no primeiro ano dos estudos acadêmicos. A pontuação média no UMAT dos homens (60,2) e das mulheres (59,8) e o CR dos homens (6,1) e das mulheres (6,2) foram semelhantes. Em uma análise multivariada, somente a correlação entre a pontuação do CR e do UMAT Seção1 permaneceu significante, porém foi fraca e durou por 1 ano de estudos universitários.

Os pesquisadores concluíram: "Nossas descobertas sugerem que o UMAT limitou a validade preditiva para a prática acadêmica."

 

Isso é parte do problema contínuo de quem entra na faculdade de medicina.

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MJA 194(7):341-344, 4 de abril 2011 © The Medical Journal of Australia 2011
Predictive validity of the Undergraduate Medicine and Health Sciences Admission Test for medical students’ academic performance. David Wilkinson, Jianzhen Zhang and Malcolm Parker. Correspondências para Jianzhen Zhang: jenny.zhang@uq.edu.au

Categoria: PT. Profissional Treinamento. Palavras-chave: teste de admissão, alunos de medicina, prática acadêmica, valor preditivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 12 de abril de 2011