Identificação de novos biomarcadores de diagnóstico para asma e DPOC

 A proteômica pode identificar um painel de biomarcadores útil na identificação de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). O objetivo deste estudo feito por pesquisadores da Austrália foi conduzir uma análise não supervisionada das proteínas periféricas no sangue em indivíduos bem caracterizados com asma e DPOC, identificar e validar um painel de biomarcadores para a discriminação da doença.

Setenta e dois pontos de proteínas mostraram significativamente diferentes níveis de expressão entre os três agrupamentos de indivíduos. 58 foram positivamente identificados, representando 20 proteínas únicas. Um painel de quatro biomarcadores (¡-2 macroglobulina, haptoglobina, ceruloplasmina e hemopexina) pôde distinguir com significância estatística entre os grupos de asma, DPOC e controles, e esses resultados foram confirmados em uma segunda população clínica de adultos mais velhos com obstrução no fluxo das vias aéreas.

Os pesquisadores concluíram que: "A protrômica identificou novos biomarcadores para a asma e DPOC, e mostrou que as vias do metabolismo ferroso e a resposta da fase aguda podem estar envolvidas com a patogênese da doença nas vias aéreas. O painel de biomarcadores periféricos do sangue tem potencial para se tornar um complemento útil no diagnóstico clínico e no gerenciamento da doença respiratória. "

Talvez, um dia…

Para o resumo completo, clique aqui.

Am J Respir Crit Care Med publicado online em 18 de março de 2011 © 2011 American Thoracic Society
Identification of Novel Diagnostic Biomarkers for Asthma and Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Nicole M Verrills, Jennifer A Irwin, Xiao Yan He et al. Correspondências para Peter Gibson: Peter.Gibson@hnehealth.nsw.gov.au

Categoria: R. Respiratório . Palavras-chave: proteome do plasma, biomarcadores, asma, DPOC, regressão logística, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 15 de abril de 2011