Técnica de limpeza do ambiente diminui a transmissão de organismos resistentes a multidrogas na UTI

A admissão aos quartos da unidade de tratamento intensivo ocupados por portadores de Staphylococcus aureus resistente a meticilina (SARM) ou enterococci resistentes a vancomicida (ERV) revelou conferir um aumento de 40% no risco de aquisição, presumidamente através da contaminação pelo ambiente. Estes autores americanos conduziram um estudo de coorte retrospectivo de pacientes admitidos em 10 unidades de tratamento intensivo em um centro médico universitário com 750 leitos durante uma intervenção de limpeza reforçada (de 1º de setembro de 2006 a 30 de abril de 2008; n = 9449) versus períodos de linha de base (de 1º de setembro de 2003 a 30 de abril de 2005/ n = 8203). A intervenção consistia em feedback alvo usando um marcador de luz negra, limpando as roupas saturadas com desinfetante via imersão em balde, e aumentando a formação sobre a importância da imersão repetida em baldes durante a limpeza. Unidades de tratamento intensivo incluíam unidades médicas, cardíacas, queimaduras-traumas, cirurgia geral, cirurgia torácica e neurocirurgia.

Eles descobriram que: "A aquisição de SARM e ERV diminuiu de 3,0% a 1,5% para o SARM e de 3,0% a 2,2$ para o ERV. Os pacientes em cômodos previamente ocupados por portadores de SARM tiveram um risco de aquisição maior durante o período de linha de base (3,9% versus 2,9%), mas não no de intervenção. Em contraste, os pacientes em cômodos previamente ocupados por portadores de VER tiveram um risco de aquisição maior durante os períodos de linha de base (4,5% versus 2,8%) e de intervenção (3,5% versus 2,0%)."

Os autores concluíram que: "Limpezas melhores em unidades de tratamento intensivo usando os métodos de intervenção podem reduzir a transmissão de ERV, o que também pode eliminar o risco de aquisição de SARM devido ao ocupante anterior com SARM.

 
Isto é uma boa maneira de se manter os hospitais mais seguros.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 171(6):491-494, 28 de março de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Environmental Cleaning Intervention and Risk of Acquiring Multidrug-Resistant Organisms From Prior Room Occupants. Rupak Datta, Richard Platt, Deborah S. Yokoe, Susan S. Huang. Correspondências para Dr. Datta: rdatta@uci.edu

Categoria: HSR. Pesquisa em Serviços de Saúde. Palavras-chave: unidade de tratamento intensivo, Staphylococcus aureus resistente a meticilina, SARM, enterococci resistentes a vancomicina, ERV, estudo antes e depois, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor 19 de abril de 2011