Tiotrópio, melhor do que Salmeterol na prevenção de exacerbações da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)

Estes autores alemães, holandeses e italianos realizaram um ensaio clínico randomizado para avaliar se o remédio anticolinérgico Tiotrópio é superior ao beta 2-agonista Salmeterol na prevenção de exacerbações do DPOC. Eles compararam o efeito do tratamento com 18 mcg de Tiotrópio uma vez por dia com o de 50 mcg de Salmeterol duas vezes por dia na incidência de exacerbações moderadas ou severas em pacientes com DPOC moderada-para-severa e um histórico de exacerbações no ano anterior.

Eles descobriram que: “Um total de 7376 pacientes foram aleatoriamente receitados e tratados com Tiotrópio (3707 pacientes) ou Salmeterol (3669 pacientes). O Tiotrópio, comparado ao Salmeterol, aumentou o tempo até a primeira exacerbação (187 dias contra 145 dias), com uma redução de risco de 17% (taxa de risco). O Tiotrópio também aumentou o tempo até a primeira exacerbação severa (taxa de risco, 0,72), reduziu o número anual de exacerbações moderadas ou severas (0,64 contra 0,72; razão da taxa, 0,89), e reduziu o número anual de exacerbações severas (0,09 contra 0,13; razão da taxa, 0,73). No geral, a incidência de incidentes adversos severos e de incidentes adversos levando à descontinuidade do tratamento foi similar nos dois grupos. Ocorreram 64 mortes (1,7%) no grupo do Tiotrópio e 78 (2,1%) no grupo do Salmeterol.”

Os autores concluíram: “Estes resultados mostram que, em pacientes com DPOC moderada-para-severa, o Tiotrópio é mais eficaz do que o Salmeterol na prevenção de exacerbações.”

Tiotrópio é o agente preferido para tratamento de DPOC severa.

Para o resumo complete, clique aqui.

N Engl J Med 364:1093-1103, 24 de março de 2011 © 2011 to the Massachusetts Medical Society
Tiotropium versus Salmeterol for the Prevention of Exacerbations of COPD. Claus Vogelmeier, Bettina Hederer, Thomas Glaab, et al. Correspondence to Dr. Fabbri: leonardo.fabbri@unimore.it

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: doença pulmonar obstrutiva crônica, DPOC, Salmeterol, Tiotrópio, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 19 de abril 2011