Dosagem de opióides e risco de overdose fatal

O uso de opióides e mortes por overdose de opióides têm crescido marcadamente nos Estados Unidos. Pesquisadores norte-americanos analisaram a relação entre a dose diária máxima de opióides prescrita e o risco de morte por overdose de opióides. Eles observaram especificamente pacientes com câncer, dor crônica, dor aguda, e transtornos por uso de substâncias. Executaram um estudo de caso-controle usando uma amostra de 154.684 pacientes na Veteran’s Health Administration recebendo opióides para dor, dentre os quais houve 750 mortes por overdose de prescrição intencional de opióides.

Os pesquisadores observaram: “A frequência de overdose fatal no período de estudo entre os indivíduos tratados com opióides foi estimada em 0,04%. O risco de morte por overdose foi diretamente relacionado à dose diária máxima prescrita de medicamentos opióides. As taxas de risco ajustado (HRs) associadas à dose máxima prescrita de 100mg/d ou mais, comparadas à dose categoria de 1mg/d ou menos, foram as seguintes: entre aqueles com transtornos por uso de substâncias, taxas de risco ajustado HR=4,54 (aproximação da diferença de risco absoluta {ARDA} = 0,14%), entre aqueles com dor crônica, taxas de risco ajustado HR= 7.18 (ARDA = 0.25%), entre aqueles com dor aguda, taxas de risco ajustado HR=6,64 (ARDA = 0.23%), e entre aqueles com câncer, taxas de risco ajustado HR=11,99 (ARDA = 0.45%). O recebimento tanto das doses necessárias quanto regulares programadas não foi associado ao risco de overdose posterior ao ajuste.”

Os pesquisadores concluíram: “Entre os pacientes que receberam opióides no tratamento de dores, altas doses de opióides foram associadas ao elevado risco de morte por overdose de opióides.”

Quanto maior for a dose de opióides prescrita, maior é o risco de overdose acidental, especialmente quando em tratamento de dor relacionada a câncer.

Para acessar o resumo completo, clique aqui.

JAMA 305(13): 1315-1321, 6 de abril de 2011 © 2011 Sociedade Médica Americana
Association Between Opioid Prescribing Patterns and Opioid Overdose-Related Deaths. Amy S. B. Bohnert, Marcia Valenstein, Matthew J. Bair, et al.

Categoria: A. Geral / Não-especificada. Palavras-chave: dosagem de opióides, overdose, metadona, prescrição, estudo de caso-controle, observação diária.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor em 19 de abril de 2011.