Elevada adiposidade não está associada à demência incidente

O propósito deste estudo foi determinar se a adiposidade em idade avançada aumenta o risco de demência. Considerou-se um estudo de grupo de 12.047 homens entre 65 e 84 anos de idade residentes em Perth, Austrália. Exposições de adiposidade foram baseadas no Índice de Massa Corporal, Circunferência Abdominal e Razão entre Cintura e Quadril. Usou-se o Sistema de Ligação de Dados do Ocidente Australiano (WADLS) para estabelecer a presença de novos casos de demência entre 1996 e 2009 de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (ICD).

Comparados a homens com IMC menor que 25, participantes com IMC entre 25 e 30 apresentaram menor taxa de risco ajustado de demência (HR = 0,82). O HR de demência para homens com IMC maior ou igual a 30 foi comparável ao de homens com IMC menor que 25 (HR = 0,82). A circunferência abdominal não mostrou associação óbvia com o risco de demência. Homens com a razão entre cintura e quadril maior ou igual a 0,9 apresentaram HR ajustado de demência mais baixo que os com menos de 0,9 (HR = 0,82). Encontrou-se uma curva “J” de associação entre as medidas de obesidade e o risco de demência, com o ponto mais baixo do risco estando no alcance de sobrepeso do IMC e aproximadamente 1 na razão entre cintura e quadril.

Os pesquisadores concluíram: “Elevada adiposidade não está associada à demência incidente neste grupo de homens australianos idosos. Homens com sobrepeso e aqueles com a razão entre cintura e quadril maior ou igual a 0,9 apresentam risco de demência mais baixo que aqueles com peso normal e razão entre cintura e quadril menor que 0,9.”

Eu não me importo em ser tão fofinho.

Para acessar o resumo completo, clique aqui.

PLoS ONE 6(3): e1790, 25 de março de 2011 © 2011 Power et al
Body Adiposity in Later Life and the Incidence of Dementia: The Health in Men Study. Power BD, Alfonso H, Flicker L, Hankey GJ, Yeap BB, et al. Correspondência a Osvaldo P. Almeida: osvaldo.almeida@uwa.edu.au

Categoria: N. Neurológica, T. Endócrina/Metabólica/Nutricional. Palavras-chave: adiposidade, incidência, demência, estudo de grupo, observação diária.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postado em Global Family Doctor em 19 de abril de 2011.