Meninas adolescentes temem a vacinação contra papillomavirus humano (HPV)

O propósito deste estudo foi examinar a experiência do medo, a reação ao medo, e fatores que afetam o medo da vacinação contra o HPV em adolescentes em idade escolar. Consistiu numa estratégia de amostragem intencional e métodos qualitativos, incluindo a observação e entrevistas face-a-face. Os grupos em foco compreenderam meninas adolescentes que estiveram envolvidas na vacinação contra o HPV em 2007 nas escolas de Sydney, New South Wales. Entrevistas individuais foram conduzidas com os pais, professores e enfermeiros de vacinação. Os dados da observação dos dias de vacinação em três escolas e das entrevistas com 130 adolescentes, em 20 grupos de foco, 38 pais, 10 professores e sete enfermeiros foram incluídos na análise.

Todos os participantes discutiram o tópico do medo e angústia experimentados por meninas adolescentes em relação à vacinação contra o HPV. Observações corroboraram com os grupos em foco e os dados das entrevistas. Os resultados indicaram que o medo aumentou ao testemunhar as reações temerosas dos pares; falta de informação ou má informação; e ser vacinado no final do dia. O medo foi moderado por fatores processuais, suporte dos pares, conhecimento apropriado, e técnicas de distração ou aproximação usadas pelos enfermeiros. O medo também afetou a aceitação da vacina contra o HPV.

Os pesquisadores concluíram: “O medo da vacinação contra o HPV foi uma experiência praticamente universal entre adolescentes no ambiente escolar e frequentemente associado à significante aflição que gerou um impacto adverso no processo de vacinação. A vacinação nas escolas poderia ser melhorada por uma gestão proativa do medo e angústia.”

Este foi um problema real na Austrália e vale a pena prevenir.

Para acessar o resumo completo, clique aqui.

MJA 194(6): 297-300, 21 de março de 2011 © The Medical Journal of Australia 2011
The domino effect: adolescent girls’ response to human papillomavirus vaccination. Diana M Bernard, Spring C Cooper Robbins, Kirsten J McCaffery, Caroline M Scott and S Rachel Skinner.

Categoria: B. Sangue/Órgãos hematopoiéticos/Mecanismos de Imunidade, HSR. Serviços de Saúde. Palavras-chave: adolescentes, meninas, medo, papillomavirus humano, HPV, vacinação, estudo quantitativo e qualitativo, observação diária.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postado em Global Family Doctor em 19 de abril de 2011.