Um protocolo de diagnóstico de 2 horas para avaliar pacientes com sintomas de dor no peito

Pesquisadores da Nova Zelândia, Austrália, Cingapura, EUA, china, Índia, Indonésia, Coréia do Sul, Tailândia e Taiwan destinaram-se a validar prospectivamente a segurança de um protocolo de diagnóstico acelerado predefinido de 2 horas (ADP) para avaliar pacientes apresentados no departamento de emergência com sintomas de dor no peito sugestivos de síndrome coronária aguda. Este estudo observacional foi empreendido em 14 departamentos de emergência em 9 países na região Pacífico-Asiática, em pacientes com 18 anos de idade e mais velhos com pelo menos 5 minutos de dor no peito. O ADP incluiu o uso de um método de pontuação de probabilidade pré-teste estruturado (Trombólise em Infarto do Miocárdio, TIMI, pontuação), eletrocardiógrafo, e painel biomarcador de ponto-de-cuidado de troponina, creatina, MB-quinase, e mioglobina. 3582 pacientes consecutivos foram recrutados e completaram o acompanhamento de 30 dias.

11.8% dos pacientes apresentaram eventos cardíacos adversos maiores. O ADP classificou 9,8% dos pacientes como sendo de baixo risco e potenciamente adequados para descarga antecipada. Eventos cardíacos adversos maiores ocorreram em 0,9% destes pacientes, atribuindo ao ADP uma sensibilidade de 99,3%, um valor preditivo negativo de 99,1%, e uma especificidade de 11,0%.

Os pesquisadores concluíram: “Este peculiar ADP identifica pacientes em risco muito baixo de um evento cardíaco adverso maior em curto prazo que podem ser adequados para descarga antecipada. Tal abordagem poderia ser usada para reduzir os períodos de observação global e admissões de dor no peito. Os componentes necessários à implementação desta estratégia estão amplamente disponíveis. O ADP tem o potencial de influenciar a distribuição do serviço de saúde ao redor do mundo.”

Isto pode ajudar a melhorar as orientações e reduções de custos e a saturação dos departamentos de Acidentes e Emergências.

Para acessar o resumo completo, clique aqui.

The Lancet 377(9771): 1077-1084, 26 de março de 2011 © 2011 Elsevier Limited.
A 2-h diagnostic protocol to assess patients with chest pain symptoms in the Asia-Pacific region (ASPECT): a prospective observational validation study. Martin Than, Louise Cullen, Christopher M Reid. Correspondência a Martin Than: martinthan@xtra.co.nz

Categoria: K. Circulatório, HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: protocolo de diagnóstico, avaliação, dor no peito, estudo de validação observacional prospectiva, observação diária.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postado em Global Family Doctor em 19 de abril de 2011.