Triagem para meta-análise de retinopatia-a diabética

Autores australianos executaram a meta-análise a fim de examinar como a midríase e as qualificações médicas de fotógrafos que tiram fotografias da retina influenciam a precisão da midríase para retinopatia diabética (RD). Eles incluíram estudos que mediram a sensibilidade e especificidade dos testes designados a detector qualquer RD, RD comprometedora da visão, ou edema macular. Usando regressão logística de efeitos aleatórios, examinaram o efeito das variações no status midriático e nas qualificações médicas dos fotógrafos relativas a sensibilidade e especificidade.

Eles descobriram: “Somente a categoria de ‘qualquer RD’ apresentou consistência suficiente na definição, número de estudos(n = 20), e número de avaliações (n = 40) para meta-análise. Variações no status midriático não influenciaram significativamente na sensibilidade (OR, 0.89) ou especificidade (OR, 0.94). Variações nas qualificações médicas dos fotógrafos não influenciaram significativamente na sensibilidade (OR, 1.25). A especificidade de detecção de qualquer RD foi significativamente mais elevada em métodos de triagem que usam um fotógrafo com médico especialista ou qualificações visuais (OR, 3.86).”

Os autores concluíram: “Triagem de orientação é uma alternativa eficaz para exame especialista local. Apresenta potencial para aumentar a cobertura de triagem de pacientes de alto risco com RD a distância e configurações de poucos recursos, sem o risco de negligenciar uma RD e criando a oportunidade de prevenir a perda da visão. Nossa análise foi limitada à presença ou ausência de RD. Estudos futuros deveriam utilizar esquemas de classificação de RD consistentes a fim de facilitar novas análises.”

A introdução da fotografia na triagem rotineira de retinopatia diabética pode ser um meio mais eficiente de alcançar a maioria dos pacientes diabéticos.

Para acessar o resumo completo, clique aqui.

Arch Ophthalmol 129(4):435-444, Abril de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Screening for Presence or Absence of Diabetic Retinopathy-A Meta-analysis. Peter Bragge, Russell L. Gruen, Marisa Chau, Andrew Forbes, Hugh R. Taylor. Correspondências para Dr. Taylor: h.taylor@unimelb.edu.au

Categoria: F. Olho. Palavras-chave: retinopatia diabética, triagem, midríase, fotografia, meta-análise de estudos de testes diagnósticos, observação diária.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 22 de Abril 2011