Intervenção de treinamento físico baseado em música reduz o risco de queda entre idosos

Investigadores suíços procuraram determinar se um programa de exercício multifuncional baseado em música melhora o andar e o equilíbrio e reduz o risco de queda entre indivíduos idosos. Eles conduziram um experimento controlado aleatório de 12 meses envolvendo 134 indivíduos moradores de uma comunidade acima dos 65 anos com risco de queda elevado. Eles foram aleatoriamente introduzidos a um grupo de intervenção (n = 66) ou um grupo de controle de intervenção atrasada programado para iniciar o programa 6 meses depois (n = 68). A intervenção foi um programa de exercícios multifuncionais de 6 meses executado ao som do piano.

Eles descobriram: “Ao final dos 6 meses, houve uma redução na variabilidade do comprimento da passada (diferença média ajustada -1,4%) sob a condição de exercício redobrado no grupo de intervenção, em comparação ao grupo de controle de intervenção atrasada. Testes de equilíbrio e funcionais melhoraram comparados com o grupo de controle. Houveram menos quedas no grupo de intervenção(razão da taxa de incidência, 0.46) e menor risco de queda (risco relativo, 0.61). Mudanças semelhantes ocorreram no grupo de controle de intervenção atrasada durante o segundo período de 6 meses com intervenção. O benefício da intervenção na variabilidade do andar persistiu por 6 meses."

Os autores concluíram: “Em indivíduos idosos residentes em comunidades com alto risco de queda , o programa de exercício multifunctional baseado em música melhorou o andar sob a condição de exercício redobrado, melhorou o equilíbrio, e reduziu tanto as taxas de queda quanto o risco de queda.”

E provavelmente foi divertido.

Para acessar o resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 171(6):525-533, 28 de Março de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Effect of Music-Based Multitask Training on Gait, Balance, and Fall Risk in Elderly People-A Randomized Controlled Trial. Andrea Trombetti, Mélany Hars, François R. Herrmann, Reto W. Kressig, Serge Ferrari, René Rizzoli. Correspondências para Dr. Trombetti: Andrea.Trombetti@hcuge.ch

Categoria: M. Musculoesquelético. Palavras-chave: idosos, andar, equilíbrio, risco de queda, música, exercício, experimento controlado aleatório, observação diária.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 22 de Abril de 2011