IMC na adolescência e risco de diabetes e doença coronária

Autores israelenses conduziram um estudo prospectivo no qual seguiram um grupo de 37.674 jovens homens aparentemente saudáveis por doença coronária incidente comprovada por angiografia e diabetes através do Corpo Médico Do Exército de Israel. O peso e altura dos participantes foram medidos em intervalos regulares, com as primeiras medições tiradas quando eles tinham 17 anos de idade.

Eles descobriram: “Durante aproximadamente 650.000 pessoas-ano de acompanhamento (acompanhamento médio, 17,4 anos) documentamos 1173 casos incidentes do diabetes tipo 2 e 327 de doença coronária. Em modelos multivariados ajustados por idade, família, histórico, pressão sanguínea, fatores do estilo de vida, e biomarcadores no sangue, o IMC na adolescência elevado foi um significante preditor tanto para diabetes (taxa de risco para o máximo versus taxa de risco para o mínimo decil, 2,76) e doença coronária comprovada por angiografia (razão de risco, 5,43). Novos ajustes para o IMC na idade adulta ablacionaram completamente a associação do IMC na adolescência com o diabetes (taxa de risco, 1,01), mas não a associação com a doença coronária (taxa de risco, 6,85). Após o ajuste dos valores do IMC como variáveis contínuas em modelos multivariados, apenas o IMC na idade adulta foi significativamente associado com o diabetes. Em contraste, IMC elevado tanto na adolescência quanto na idade adulta foram independentemente associados com a doença coronária comprovada por angiografia.”

Os autores concluíram: “Um IMC elevado na adolescência – que está bem dentro da faixa atualmente considerada normal – constitui um fator de risco substancial para distúrbios relacionados à obesidade na meia-idade. Apesar de o risco de diabetes ser principalmente associado com o IMC elevado próximo ao momento do diagnóstico, o risco de doença coronária é associado ao IMC elevado tanto na adolescência quanto na idade adulta, dando suporte à hipótese de que processos que causam doença coronária incidente, particularmente arteriosclerose, são mais graduais que aqueles que resultam em diabetes incidente.”

A prevenção de doenças coronárias deve começar cedo.

Para acessar o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med 364:1315-1325, 7 de Abril de 2011 © 2011 para a Massachusetts Medical Society
Adolescent BMI Trajectory and Risk of Diabetes versus Coronary Disease. Amir Tirosh, Iris Shai, Arnon Afek, et al. Correspondências para Dr. Tirosh: atirosh@partners.org

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional, K. Circulatório. Palavras-chave: índice de massa corporal, IMC, doença coronária arterial, diabetes tipo 2, estudo de grupo prospectivo, observação diária.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 22 de Abril de 2011