Alta dosagem de clopidogrel traz benefícios seguintes a ICP?

Alta reatividade plaquetária tem sido ligada a elevado risco cardiovascular seguinte a intervenção coronária percutânea (ICP). Este grupo de pesquisadores americanos e canadenses examinou a terapia de alta dosagem de clopidogrel em pacientes com alta reatividade plaquetária seguinte a ICP com stents farmacológicos. Eles executaram um experimento aleatório, duplo-cego, de controle ativo (Aferindo a responsividade com um teste VerifyNow – Impacto na Trombose e Segurança {GRAVITAS}, N=2214) administrando os pacientes ora com alta dosagem de clopidogrel (dose inicial de 600mg, depois 150mg diários), ora com dose-padrão de clopidogrel (sem carga adicional na dose, 75mg diários). Os pacientes foram acompanhados por 6 meses

Os pesquisadores descobriram: “Aos 6 meses, o ponto final primário ocorreu em 25 dos 1109 pacientes (2,3%) recebendo alta dosagem de clopidogrel comparados com os 25 dos 1105 pacientes (2,3%) recebendo dosagem-padrão de clopidogrel (razão de risco,1,01). Hemorragia severa ou moderada não aumentou com o regime de alta dosagem (15 {1,4%} versus 25 {2,3%}, razão de risco, 0,59). Comparada com a dosagem-padrão de clopidogrel, a alta dosagem forneceu uma redução absoluta de 22% na taxa de máximo da reatividade em tratamento aos 30 dias (62 versus 40%).”

Os pesquisadores concluíram: “Entre os pacientes com alta reatividade em tratamento após ICP com stents farmacológicos, o uso da alta dosagem de clopidogrel comparado com a dosagem-padrão de clopidogrel não reduziu a incidência de morte por causas cardiovasculares, infarto do miocárdio não-fatal, ou trombose. ”

Alta dosagem de clopidogrel não melhora resultados em pacientes com alta reatividade plaquetária seguinte à atribuição de stents farmacológicos.

Para acessar o resumo completo, clique aqui.

JAMA 305(11):1097-1105, 16 de Março de 2011 © 2011 American Medical Association
Standard- vs High-Dose Clopidogrel Based on Platelet Function Testing After Percutaneous Coronary Intervention. Matthew J. Price, Peter B. Berger, Paul S. Teirstein, et al.

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: clopidogrel, alta dosage, doença coronária arterial, stents farmacológicos, infarto do miocárdio, experiment aleatório controlado, observação diária.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 22 de Abril de 2011