Nível de clusterina plasmática e Mal de Alzheimer

 O gene clusterina tem sido associado com o risco de Mal de Alzheimer (MA). Estes pesquisadores holandeses observaram o nível de clusterina plasmática como um potencial biomarcador para MA via estudo de grupo de casos aninhados com o estudo de Rotterdam, um estudo de grupo prospectivo baseado na população conduzido em Rotterdam, Holanda.

Os pesquisadores descobriram: “A probabilidade do MA prevalente com níveis crescentes de clusterina plasmática (a taxa de probabilidade {TP} por SD aumento dos níveis de clusterina plasmática, 1,63, ajustado por idade, sexo, nível de educação, status de apolipoproteína E, diabetes, tabagismo, doença coronária, e hipertensão)” Entre os pacientes com MA, níveis mais altos de clusterina foram associados com doença mais severa (diferença ajustada na pontuação MMSE por aumento SD dos níveis de clusterina, -1,36). Niveis de clusterina plasmática não estão relacionados ao risco de MA incidente durante acompanhamento total (taxa de risco ajustada, 1,09).”

Os pesquisadores concluíram: “Níveis de clusterina plasmática foram significativamente associados com a prevalência de base e severidade do MA, mas não com a sua incidência.”

Níveis de clusterina plasmática estão ligados ao Mal de Alzheimer, mas seu uso clínico ainda está sob revisão.

Para acessar o resumo completo, clique aqui.

JAMA 305(13):1322-1326, 6 de Abril de 2011 © 2011 American Medical Association
Plasma Clusterin and the Risk of Alzheimer Disease. Elisabeth M. C. Schrijvers, Peter J. Koudstaal, Albert Hofman, Monique M. B. Breteler.

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: clusterina, plasmático, Mal de Alzheimer, inicdência, prevalência estudo de controle de caso aninhadoobservação diária.,
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 22 de Abril de 2010