Maior idade para ter o primeiro bebê pode ter vantagens psicológicas

É cada vez mais comum as mulheres em países de alta renda atrasarem a gravidez. Pesquisadores da Austrália e do Reino Unido visaram descrever o contexto de gravidez para mães de primeira viagem de idades diferentes e examinar as relações entre a idade da mãe ao primeiro nascimento, modo de concepção e bem-estar psicossocial durante a gravidez.

A maior idade materna foi associada a menores sintomas de depressão e ansiedade, menor apego materno-fetal, maior rigidez (resiliência) psicológica e menores taxas de controle no relacionamento com o parceiro. A concepção por tecnologia reprodutiva assistida (TRA), e não a maior idade materna, foi associada a uma maior ansiedade focada na gestação.

Os pesquisadores concluíram que: “Mulheres tendo seu primeiro bebê quando mais velhas parecem ter algumas vantagens psicológicas sobre as mais jovens; elas são mais alegres, relatam seus parceiros como menos controladores e relatam menores sintomas de depressão e ansiedade durante a gravidez. Contudo, mulheres concebendo através da TRA têm uma experiência mais complexa da gravidez, experimentando simultaneamente maior ansiedade focada na gestação e apego emocional mais intenso ao feto.”

Há inúmeros fatores de confusão aqui.

Para o artigo completo, clique aqui.

Human Reproduction 26(4) de abril de 2011 © O Autor 2011
Age at first birth, mode of conception and psychological wellbeing in pregnancy: findings from the parental age and transition to parenthood Australia (PATPA) study. C.A. McMahon, J. Boivin, F.L. Gibson et al. Correspondência para Cathy McMahon: cathy.mcmahon@mq.edu.au

Categoria: W. Gravidez/Nascimento/Planejamento Familiar. Palavras-chave: idade maternal, TRA, concepção, gravidez, bem-estar psicológico, entrevistas estruturadas, questionários, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 26 de abril de 2011