SOP ligado a problemas psicológicos, incluindo ansiedade e depressão

O impacto das características metabólicas e reprodutivas da síndrome do ovário policístico (SOP) compromete o funcionamento psicológico. Pesquisadores de Austrália investigaram fatores associados ao mau funcionamento psicológico para determinar se eram previsões de ansiedade e depressão em SOP. Um estudo de corte transversal foi realizado por questionário de 177 mulheres com SOP e 109 controles saudáveis.

Mulheres com SOP, comparadas às mulheres controle, tiveram uma pontuação média mais elevada de ansiedade, maior média de depressão e imagem corporal mais negativa.

Os pesquisadores concluíram que: “Mulheres com SOP aumentaram a ansiedade, depressão e imagem corporal negativa comparadas às mulheres sem SOP. Em ambos os casos, a imagem corporal e auto-estima são indicadores tanto de ansiedade como depressão, enquanto que a Qualidade de Vida prevê somente a depressão. O tempo tomado para diagnosticar SOP é associado ao funcionamento psicológico fraco.”

Apesar de olhar para crenças subjetivas, estes achados podem ter sido melhor correlacionados a algumas medidas antropométricas e características dermatológicas, assim como as informações sobre terapia.

Para o artigo completo, clique aqui.

Human Reproduction 26(4), Abril de 2011 © O Autor 2011
Is having polycystic ovary syndrome a predictor of poor psychological function including anxiety and depression?. A.A. Deeks, M.E. Gibson-Helm, E. Paul and H.J. Teede. Correspondência para A.A. Deeks: mdeeks@optusnet.com.au

Categoria: X. Sistema Genital Feminino, Seio. Palavras-chave: síndrome do ovário policístico, ansiedade, depressão, qualidade de vida, imagem corporal, questionário, estudo de corte transversal,observatório de revistas
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 26 de abril de 2011