Mensagens eletrônicas para pacientes para promover triagem de câncer de colo

Estes autores americanos conduziram um ensaio clínico randomizado em 14 ambulatórios envolvendo 1103 pacientes entre 50 e 75 anos de idade com registro de saúde eletrônico pessoal ativo que estavam vencidos para a triagem de câncer de colo. As pacientes foram selecionadas aleatoriamente para receber uma única mensagem eletrônica destacando o status de triagem vencido com um link para uma ferramenta na Web, a fim de avaliarem seu risco pessoal de câncer colorretal. Os resultados incluíram taxas de triagem de câncer colorretal em 1 e 4 meses.

Eles relataram que: “As taxas de triagem foram maiores em 1 mês para pacientes que receberam mensagens eletrônicas do que para aquelas que não receberam (8,3% VS 0,2%), mas esta diferença não era mais significativa em 4 meses (15.8% vs 13.1%). De 552 pacientes selecionadas para receber a intervenção, 296 (54%) viram a mensagem, e 47 (9%) utilizaram a ferramenta da Web para avaliação de risco. Dentre 296 pacientes de intervenção que viram a mensagem eletrônica, as usuárias da ferramenta de risco eram mais propensas que as não-usuárias de pedir exames de triagem (17% vs 4%) e de serem triadas (30% vs 15%). Um quinto das pacientes (19%) utilizando a ferramenta de avaliação de risco foram estimadas de ter um risco acima da média para câncer colorretal.”

Os autores concluíram que: “Mensagens eletrônicas para pacientes produzem um aumento inicial nas taxas de triagem de câncer colorretal, mas este efeito não é sustentado ao longo do tempo.”

O publico como um todo não acreditou na necessidade de triagem de câncer de colo.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 71(7):636-641, 11 de abril de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Electronic Patient Messages to Promote Colorectal Cancer Screening-A Randomized Controlled Trial. Thomas D. Sequist, Alan M. Zaslavsky, Graham A. Colditz, John Z. Ayanian. Correspondência para Dr. Sequist: tsequist@partners.org

Categoria: D. Digestivo, PSS. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: triagem de câncer colorretal, mensagens eletrônicas, lembretes para o paciente, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 29 de abril de 2011