Reparo percutâneo ou cirurgia para regurgitação mitral

O reparo da válvula mitral pode ser realizado com um procedimento investigatório que envolve o implante percutâneo de um clip que agarra e aproxima as bordas das cúspides mitrais na origem do jato regurgitante. Estes autores dos EUA designaram aleatoriamente 279 pacientes com regurgitação mitral moderadamente severa ou severa (grau 3+ ou 4+) em uma razão de 2:1 para serem submetidos ou ao reparo percutâneo ou à cirurgia convencional para reparo ou substituição da válvula mitral. O ponto final primário composto era a libertação da morte, da cirurgia para disfunção da válvula mitral, e da regurgitação mitral de grau 3+ ou 4+ em 12 meses. O ponto final primário de segurança era um composto de maiores eventos adversos entre 30 dias.

Eles relataram que: ”Em 12 meses, as taxas do ponto final primário para eficácia foi de 55% no grupo de reparo percutâneo e 73% no grupo de cirurgia. As respectivas taxas dos componentes do ponto final primário foram conforme o seguinte: morte, 6% em cada grupo; cirurgia para disfunção da válvula mitral, 20% versus 2%; e regurgitação mitral de grau 3+ ou 4+21% versus 20%. Maiores eventos adversos ocorreram em 15% dos pacientes no grupo de reparo percutâneo e 48% dos pacientes no grupo de cirurgia em 30 dias. Em 12 meses, ambos os grupos tinham melhorado o tamanho do ventrículo esquerdo, a classe funcional da New York Heart Association, e as medidas de qualidade de vida, conforme comparado com a linha de base.”

Os autores concluíram que: “Apesar de o reparo percutâneo ter sido menos eficaz em reduzir a regurgitação mitral do que a cirurgia convencional, o procedimento foi associado a segurança superior e a melhoras similares em resultados clínicos.”

Reparo percutâneo para regurgitação mitral parece ser uma opção promissora.

Para o artigo completo, clique aqui.

N Engl J Med 364:1395-1406, 14 de abril de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Percutaneous Repair or Surgery for Mitral Regurgitation. Ted Feldman, Elyse Foster, Donald G. Glower, et al. Correspondência para Dr. Feldman: tfeldman@northshore.org

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: regurgitação da válvula mitral, reparo percutâneo, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 29 de abril de 2011