A hipertensão está ligada ao andar, ao humor ou à deficiência cognitiva?

Estes pesquisadores americanos e espanhóis examinaram se a hipertensão está associada às deficiências na mobilidade, na cognição, e no humor. Lesões na substância branca são um possível candidato para dirimir tal associação. Foram observados 4700 inscritos do Estudo da Saúde Cardiovascular, documentando pressão arterial, andar, resultados de testes de substituição de dígito símbolo, e a Escala de Depressão do Centro de Estudos Epidemiológicos, e foram comparados a resultados MRI do cérebro (apesar de somente 3600 terem imagem).

Os pesquisadores relatam que: “Utilizando análise do perfil latente na linha base, constatamos que 498 (11%) indivíduos tiveram deficiências simultâneas e 3086 (66%) ficaram intactos em todas as 3 medidas. Entre 1992 e 1999, 651 (21%) ficaram deficientes em todos os 3 domínios. Indivíduos hipertensos eram mais propensos a serem deficientes na linha base (razão de chance 1,23) e ficaram durante o acompanhamento (taxa de risco=1,3). Um maior grau de hipertensões da substância branca foi associado a carências nos 3 domínios e mediaram a associação com hipertensão (mudança de 21% da taxa de risco). Carências nos 3 domínios aumentaram a incapacidade subseqüente com hipertensão. A mortalidade por hipertensão também aumentou nos deficientes (comparada a indivíduos hipertensos inalterados TR=1,10).”

Os pesquisadores concluíram que: “A hipertensão aumenta o risco de deficiências simultâneas em mobilidade, cognição, e humor, o que aumenta a incapacidade e a mortalidade. Esta associação é mediada em parte por lesão cerebral microvascular.”

A hipertensão está ligada a deficiências de humor, cognição e mobilidade.

Para o artigo completo, clique aqui.

Circulation 123:833-834, 1 de março de 2011 © American Heart Association, Inc.
Hypertension, White Matter Hyperintensities, and Concurrent Impairments in Mobility, Cognition, and Mood-The Cardiovascular Health Study. Ihab Hajjar, Lien Quach, Frances Yang, et al. Correspondência para Ihab Hajjar: ihabhajjar@hrca.harvard.edu

Categoria: K. Circulatório, N. Neurológico. Palavras-chave: hipertensão, andar, humor, cognição, hipertensões da substância branca, estudo epidemiológico, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 29 de abril de 2011