Um modelo para prever risco de pré-eclâmpsia

Estes pesquisadores internacionais criaram um modelo para o risco de pré-eclâmpsia em mulheres nulíparas baseado em fatores de risco clínico, e buscaram identificar subgrupos de pacientes que devem ser encaminhadas aos cuidados de especialistas. Foi realizado um estudo de grupo multicêntrico na Nova Zelândia, Austrália, Irlanda e Reino Unido, inscrevendo 3572 mulheres nulíparas.

Os pesquisadores relataram que: “Das 3529 mulheres, 186 (5,3%) desenvolveram pré-eclâmpsia, incluindo 47 (1,3%) com pré-eclâmpsia prematura. Fatores de risco clínico na gestação de 14-16 semanas foram idade, pressão arterial média, índice de massa corporal (IMC), histórico familiar de pré-eclâmpsia e de doença coronariana, peso materno, e sangramento vaginal por pelo menos cinco dias. Os fatores associados a risco reduzido foram um único aborto anterior com o mesmo parceiro, tendo pelo menos 12 meses para conceber, alto consumo de frutas, cigarro, e álcool no primeiro trimestre. A área sob a curva característica operacional do receptor (ASC), sob validação interna, foi de 0,71. A adição de índices Doppler de artéria uterina não melhoraram a performance (validação interna ASC 0,71). O quadro de referenciação para um especialista foi desenvolvido baseando-se em uma probabilidade de pré-eclâmpsia gerada pelo modelo de pelo menos 15% ou uma onda Doppler anormal de artéria uterina em um subconjunto de mulheres com fatores de risco únicos. Nove por cento das mulheres nulíparas seriam encaminhadas para a opinião de um especialista, de quem 21% desenvolveria pré-eclâmpsia. O risco relativo de desenvolver pré-eclâmpsia e pré-eclâmpsia prematura em mulheres encaminhadas a um especialista comparado ao tratamento padrão foram de 5,5 e 12,2, respectivamente. ”

Os pesquisadores concluíram que: “A habilidade de prever pré-eclâmpsia em mulheres nulíparas saudáveis utilizando fenótipo clínico é modesta e requer validação externa em outras populações. Se validada, pode fornecer um perfil personalizado de risco clínico para mulheres nulíparas ao qual biomarcadores podem ser adicionados.”

O início de um modelo de predição clínica para determinar o risco de pré-eclampsia em mulheres nulíparas, apesar de ser garantido um estudo mais aprofundado.

Para o artigo completo, clique aqui.

BMJ 342:d1875, 7 de april de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Clinical risk prediction for pre-eclampsia in nulliparous women: development of model in international prospective cohort. Robyn A North, Lesley M E McCowan, Gustaaf A Dekker, et al. Correspondência para R A North: robyn.north@kcl.ac.uk

Categoria: W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: pré-eclampsia, gravidez, nulíparas, risco, modelo, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 29 de abril de 2011